Covid-19
Estudo aponta que Coronavac combate a Delta
Um estudo preliminar do Centro de Controle e Prevenção de Doenças e da Escola de Saúde Pública em Guangdong, na China, apontou que quatro vacinas de vírus inativado, entre elas a Coronavac, oferecem proteção contra quadros graves da Covid-19 causados pela variante Delta. Ainda sem revisão pela comunidade científica, a pesquisa foi publicada na revista The Lancet e analisou 10.813 pessoas entre maio e junho deste ano.
O objetivo do estudo foi medir a efetividade das vacinas de vírus inativado no “mundo real” e sua capacidade de proteger contra quadros graves ou de pneumonia causados pela Delta. Para isso, foram monitoraram os dados de quase 11 mil pessoas de Guangdong, onde a vacinação em massa já havia começado quando surgiu um surto de novas infecções pela variante.
As pessoas analisadas, todas acima dos 18 anos, foram divididas em três grupos: 5.888 (54,5%) que não receberam vacinas; 3.518 (32,54%) parcialmente vacinadas (uma dose); e 1.407 (13,01%) totalmente imunizadas (duas doses). (Da Redação com Estadão Conteúdo)