Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

SP obrigará o uso de máscara até dezembro

19 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
(Crédito: Ricardo Wolffenbuttel / Governo de SC)

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou, na manhã de ontem (18), que o uso de máscaras no Estado será obrigatório até 31 de dezembro deste ano. De acordo com ele, no último mês de 2021, será feita uma análise sobre a necessidade do uso do acessório, que poderá ser prorrogado até janeiro de 2022. O chefe do Executivo estadual alertou que quem não cumprir a regra será multado. Os estabelecimentos comerciais, segundo ele, também sofrerão sanções caso deixem funcionários ou pessoas entrarem sem o acessório.

De acordo com o secretário estadual da saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, a estratégia a ser utilizada é apostar na análise genética para avaliar a ocorrência de novos casos de infecção, em especial pela variante Delta, identificada pela primeira vez na Índia, e finalizar o processo de vacinação com as duas doses na população Segundo ele, a queda do número de casos, internações e óbitos por Covid-19 em São Paulo se mantém e a ocupação dos leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) no Estado é de 42%.

Ministro é contra

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou ontem (18), ser contra o uso obrigatório da máscara como medida de proteção à Covid-19. Queiroga disse, em entrevista ao canal Terça Livre, que também é contrário à aplicação de multas a quem não usa o equipamento. Ao longo da pandemia, estudos científicos têm apontado a eficácia da proteção facial como estratégia contra o contágio - a medida foi adotada em grande parte dos países.

“Nós somos contra essa questão de obrigatoriedade (do uso de máscara). O Brasil é um país que tem muitas leis e que as pessoas, infelizmente, não as observam. O uso da máscara tem de ser um ato de conscientização”, disse. (Da Redação com Estadão Conteúdo)