Geral
Obras irregulares em área de manancial são demolidas
Trata-se de 40 construções erguidas no entorno da represa Guarapiranga
A Polícia Militar, incluindo equipe do Pelotão Tático Ambiental, realizou, ontem (17), a Operação Integrada Defesa das Águas, que tem como objetivo combater crimes ambientais, como construções irregulares em área de proteção de reservas de mananciais, visando a proteger as águas das bacias hidrográficas, usadas para abastecimento público, e preservar a saúde da população, além da flora e fauna. As atividades ocorreram no Jardim Aracati, na zona sul da Capital, em área do manancial da represa Guarapiranga.
O local alvo da ação conta com 40 obras irregulares, em uma área que já foi autuada e embargada anteriormente. Sendo assim, além das demolições, os trabalhos de ontem resultaram em novas multas aos responsáveis por desrespeito a embargo, pela continuidade da prática de crime ambiental, ocupação irregular de solo e infração ao Código do Consumidor, além de rede clandestina de água e energia elétrica.
As atividades tiveram apoio de drone da PM Ambiental e sobrevoo do helicóptero Águia. Além dos PMs, integraram os trabalhos as secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, de Segurança Urbana, de Mudanças Climáticas, além das subprefeituras, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Procon e Enel.
Há que destacar que o local também conta com ação do Procon-SP Ambiental, força-tarefa criada pelo Governo do Estado para coibir atividades comerciais em desacordo com normas ambientais. (Da Redação)