Buscar no Cruzeiro

Buscar

Operação Ateliê

Operação da Polícia Federal apura corrupção na OAB de São Paulo

Agentes cumpriram seis mandados de busca e apreensão em São Paulo, Santana de Parnaíba e Jundiaí

17 de Agosto de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Suspeita de corrupção envolve o Tribunal de Ética da entidade.
Suspeita de corrupção envolve o Tribunal de Ética da entidade. (Crédito: pixabay.com)

A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (16) a Operação Ateliê para investigar suspeita de crimes de corrupção, tráfico de influência, advocacia administrativa e associação criminosa, praticados no âmbito da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP). As penas, somadas, podem chegar a 12 anos de reclusão. Em novembro, a OAB de São Paulo vai eleger seu novo presidente.

De acordo com a corporação, dois advogados foram cautelarmente afastados de suas funções na entidade. Agentes cumpriram seis mandados de busca e apreensão em São Paulo, Santana de Parnaíba e Jundiaí.

A ofensiva é um desdobramento da Operação Biltre, que mirou um grupo formado por um empresário e dois advogados, um deles membro do Conselho Secional da OAB, por suposta solicitação de propina de R$ 250 mil para atuar no Tribunal de Ética e Disciplina da entidade e encerrar processos disciplinares em tramitação, bem como retirá-los de pauta.

A OAB-SP e seu Tribunal de Ética e Disciplina (TED) afirmaram, em nota, que nenhum conselheiro ou integrante da atual gestão é alvo das diligências, e que iniciou uma apuração interna. (Da Redação com Estadão Conteúdo)