Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Universidades de SP vão exigir vacinação

14 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Vacinação contra a Covid-19.
Vacinação contra a Covid-19. (Crédito: AFP)

As três universidades estaduais paulistas vão exigir a vacinação completa de seus professores, alunos e funcionários para a volta presencial neste segundo semestre. Segundo portaria que foi publicada ontem (13), as aulas presenciais na Universidade de São Paulo (USP) recomeçam dia 4 de outubro apenas para estudantes imunizados contra a Covid com as duas doses. As três universidades juntas têm cerca de 180 mil alunos. Reitores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Estadual Paulista (Unesp) têm a mesma intenção, mas ainda sem data para o início -- a previsão, nas duas, é a partir de setembro.

“Volta presencialmente quem está imunizado”, disse ao Estadão o reitor da USP, Vahan Agopyan. A portaria da universidade determina que o retorno se dê 14 dias depois da segunda dose -- ou após a aplicação da vacina da Janssen, que é única. Para quem está vacinado, a volta ao presencial é obrigatória, tanto para alunos quanto para servidores. Funcionários e professores deverão estar no câmpus antes dos estudantes, no dia 23 de agosto. Segundo a reitoria, 50% dos funcionários e docentes já foram imunizados.

Ainda não há definição sobre para quem os estudantes deverão mostrar os cartões de vacinação. Mas, segundo Agopyan, os servidores devem comprovar a imunização para seus superiores. O reitor acredita que, se tomarem o imunizante do Butantan, que exige 28 dias entre a primeira e a segunda dose, muitos poderão voltar em outubro.

Agopyan se diz otimista com a volta e acredita que em novembro o câmpus da USP poderá estar funcionando próximo da normalidade. No fim de agosto deverão abrir bibliotecas, restaurantes, salas, laboratórios e a parte esportiva da instituição. ‘Isso vai começar a movimentar os câmpus e quando os alunos chegarem já vai estar um ambiente mais agradável.‘ (Da Redação com Estadão Conteúdo)