Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

No Brasil, querem decidir no ‘tapetão’, diz Bolsonaro

08 de Agosto de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo e Redação
Presidente participou de motociata com apoiadores em SC.
Presidente participou de motociata com apoiadores em SC. (Crédito: ALAN SANTOS / PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA (7/8/2021))

O presidente Jair Bolsonaro voltou ontem a fazer acusações contra o sistema eleitoral brasileiro. “Querem no ‘tapetão’ decidir as coisas no Brasil. Isso não pode ser dessa maneira. Democracia nasce do voto responsável e contabilizado”, disse durante transmissão nas redes sociais ao chegar para uma motociata com apoiadores em Florianópolis (SC).

Bolsonaro quer o voto impresso para as eleições de 2022, mas a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que muda o sistema de votação no Brasil foi derrotada na comissão especial por 23 a 11. Na sexta-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), anunciou que, a despeito da rejeição, decidiu levar para o plenário a discussão sobre o voto impresso.

A proposta que institui o voto impresso no Brasil deve ser votada no plenário da Câmara até a próxima quarta-feira. Para ser aprovado, o texto precisa de pelo menos 308 votos na Câmara e 49 no Senado, em duas votações em cada Casa, um número que dirigentes de partidos acham muito difícil de alcançar em razão do cenário de crise. Lira já avisou a Bolsonaro que, se o texto for rejeitado, não aceitará ruptura institucional.

Na transmissão de ontem, Bolsonaro disse que “reconhece o que está em risco com a política” e afirmou que os políticos precisam “ouvir a população”. “Há preocupação por parte de muita gente com o destino da política do nosso país, com sua liberdade”, afirmou. O presidente ainda citou “dificuldades” enfrentadas, como a pandemia de Covid-19, a crise hidrológica e a geada que afetou a produção no campo, mas disse ter “lealdade” ao povo.

Ontem foi o segundo dia de visita de Bolsonaro a Santa Catarina. Na sexta-feira, o presidente visitou a cidade de Joinville, onde participou da entrega de dois caminhões doados pelo Exército ao Corpo de Bombeiros Voluntários do município. Durante a cerimônia, Bolsonaro foi condecorado com a Ordem da Machadinha, comenda máxima dos bombeiros da cidade. Bolsonaro também se reuniu com um grupo de empresários de Joinville.

Em discurso após o evento de ontem em Florianópolis, Bolsonaro afirmou que hoje participará de novo passeio de moto, em Brasília, em homenagem ao Dia dos Pais. (Estadão Conteúdo e Redação)