Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bogba Gato

Revogada prisão de suspeito de atear fogo em estátua

06 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Incêndio na estátua do Borba Gato, ocorrido no dia 24 de Julho, em São Paulo.
Incêndio na estátua do Borba Gato, ocorrido no dia 24 de Julho, em São Paulo. (Crédito: Reprodução / Twitter )

O ministro Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça, concedeu liminar em habeas corpus revogando a prisão temporária de Paulo Roberto da Silva Lima, conhecido como Paulo Galo, suspeito de participar do incêndio à estátua de Borba Gato, na zona sul de São Paulo. O líder dos entregadores de aplicativo está detido desde o dia 28, quando se apresentou à polícia e assumiu a participação no ato.

“Verifico a ocorrência de flagrante ilegalidade na decisão impugnada, de modo a justificar o processamento desta impetração e o pronunciamento antecipado desta Corte com o deferimento da liminar pleiteada, pois, embora as instâncias ordinárias tenham afirmado haver fundadas razões de participação do paciente em crime que, em tese, permite o decreto da prisão temporária, não restou evidenciado nenhum fato concreto apto a demonstrar a imprescindibilidade da prisão do paciente para o curso das investigações, já que ele se apresentou espontaneamente à autoridade policial, prestou esclarecimentos acerca do crime de incêndio, confessando a prática delitiva, possui residência fixa e profissão definida (motoboy)”, escreveu Ribeiro Dantas em sua decisão.

A defesa de Paulo Galo acionou o STJ após o Tribunal de Justiça de São Paulo negar habeas corpus ao ativista. À corte superior, os advogados alegaram ilegalidade na prisão temporária de Paulo, “decretada após seu comparecimento espontâneo e colaboração efetiva”. Além disso, argumentavam que a decisão que determinou a prisão temporária do motoboy utiliza como “fundamento expresso” o engajamento de Paulo em movimentos sociais -- “fato este que jamais poderia ensejar qualquer modalidade de prisão”. (Da Redação com Estadão Conteúdo)