Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Campanha pede aos cidadãos que tomem 2ª dose da vacina

Ministério da Saúde prevê completar imunização até o final do ano

01 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Até setembro, todos os brasileiros acima de 18 anos devem receber a primeira dose.
Até setembro, todos os brasileiros acima de 18 anos devem receber a primeira dose. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (7/7/2021))

No momento em que o Brasil chegou a 100 milhões de pessoas imunizadas ao menos com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, defendeu que governo federal, estados e municípios devem reforçar a comunicação para estimular a procura das pessoas que já tomaram a primeira dose para que completem o ciclo dentro do prazo previsto.

Em evento em Presidente Prudente, no início da tarde de ontem (31), Queiroga destacou o avanço da vacinação contra Covid-19 no País, e afirmou sua expectativa de cumprir a meta de vacinar todos os brasileiros acima de 18 anos até setembro. Ao mesmo tempo, o governo tem alertado a população sobre a importância da segunda dose.

O ministério lançou no início de julho uma campanha para incentivar as pessoas que já tomaram a primeira dose a procurarem os postos de saúde para completar o esquema vacinal. Nas redes sociais, o ministério ressalta a importância de se vacinar: “Quando chegar a sua vez, vacine já!”.

A campanha é importante porque algumas cidades estão com dificuldades para atingir as metas de vacinação. O Rio de Janeiro, por exemplo, tem ainda 76 mil pessoas acima dos 40 anos que não foram vacinadas contra a Covid-19, de acordo com dados do Painel Rio Covid-19, da prefeitura. Na próxima semana, a cidade vacina pessoas com idade entre 27 e 32 anos.

Até ontem (31), 75% da população alvo, com 18 anos ou mais, recebeu pelo menos a primeira dose da vacina e 33,5% completaram o esquema vacinal com duas doses ou dose única. Entre os idosos, com 60 anos ou mais, 23,7 mil ainda não tomaram a vacina. Outros 96,6 mil tomaram a primeira dose, mas ainda não tomaram a segunda dose da vacina, completando o esquema de vacinação.

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 62% da população já recebeu ao menos uma dose. “Estamos cada vez mais próximos de chegar na nossa meta: até setembro, 100% dos adultos estarão vacinados com a primeira dose. E, até o final do ano, todos estarão imunizados”, afirmou o ministério, em nota à imprensa. (Da Redação, com informações da Agência Brasil)