Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Delta prevalecerá na cidade do Rio em breve

24 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Daniel Soranz reforça a necessidade da vacinação.
Daniel Soranz reforça a necessidade da vacinação. (Crédito: TOMAZ SILVA / ARQUIVO AGÊNCIA BRASIL)

A prefeitura do Rio espera que a variante delta do coronavírus se torne predominante na cidade em breve. Até ontem (23), a cepa já havia sido registrada em 27 pacientes, mas o município admite que há subnotificação. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os dados disponíveis até o momento se referem a casos verificados ainda no mês de junho, e por isso a delta ainda não se mostra predominante na cidade.

“O que a gente sabe hoje da variante delta é que, na maioria dos países em que ela entrou, ela se tornou predominante muito rápido. A gente espera que se torne a variante predominante muito em breve no Rio e também no Estado, é esse o padrão em outros países”, explicou o secretário Daniel Soranz.

Soranz ressaltou que “apesar de (a Delta) ser muito mais transmissível, há a hipótese de ser uma variante que causa menos casos graves e menos letal”. Por isso, ele frisou a importância de a população carioca não deixar de se vacinar. Pelos números da prefeitura, 90% dos idosos da cidade receberam a segunda dose do imunizante.

Mortes no Estado

A secretaria de Saúde do Rio de Janeiro informou nesta quinta-feira (22) que foram detectadas quatro mortes de pessoas infectadas pela variante delta do coronavírus no Estado. Como os exames que indicam o tipo de vírus são feitos por amostragem, não é possível afirmar que sejam os primeiros mortos por coronavírus causado por essa cepa no Estado, mas são os primeiros casos detectados pela secretaria. A secretaria estadual de Saúde informou que está monitorando o cenário epidemiológico no Estado. (Da Redação com Estadão Conteúdo)