Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

SP confirma 9 casos da variante Delta

22 de Julho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Jean Carlo Gorinchteyn: casos são na Capital e Vale do Paraíba.
Jean Carlo Gorinchteyn: casos são na Capital e Vale do Paraíba. (Crédito: DIVULGAÇÃO GOVERNO DE SP)

O secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Carlo Gorinchteyn, disse nesta quarta-feira, 21, que foram identificados no Estado nove casos de transmissão comunitária da variante Delta do novo coronavírus, dos quais sete na capital e outras duas no Vale do Paraíba, nos municípios de Pindamonhangaba e Guaratinguetá. Em entrevista coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, o secretário informou que o governo está atento ao trabalho de monitorização e bloqueio do vírus.

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse que a transmissão comunitária da variante preocupa não só o Estado de São Paulo, mas também o Brasil. “Tudo indica que ela terá uma importância epidemiológica”, afirmou o diretor, dizendo ser necessário tomar todo o cuidado para conter a disseminação da variante. A variante é apontada como uma das responsáveis pelo recrudescimento de surtos de Covid-19 em outros países, uma vez que apresenta maior facilidade de transmissão.

Segundo destacou o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), para a próxima quarta-feira (28), é esperado o anúncio de novas medidas do Plano São Paulo, de quarentena heterogênea, em linha com o momento que vive o Estado.

No Brasil

O Ministério da Saúde informou ontem que foram identificados 135 casos da variante Delta do novo coronavírus em circulação no Brasil. Desses, cinco casos evoluíram para quadro grave que resultou em morte. As ocorrências foram registradas no Maranhão (1) e no Paraná (4). Antigamente conhecida como “variante indiana”, essa cepa possui uma taxa de infecção maior do que o novo coronavírus original.

Do total de casos registrados até agora, são seis no Distrito Federal, dois em Goiás, seis no navio que esteve na costa do Maranhão, um em Minas Gerais, 13 no Paraná, dois em Pernambuco, 87 no Rio de Janeiro, três no Rio Grande do Sul (sendo um caso considerado importado do RJ), cinco em Santa Catarina e dez em São Paulo. (Da Redação com Estadão Conteúdo e Agência Brasil)