Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Queiroga: pandemia está longe do fim

O ministro apontou a campanha de vacinação contra a doença como a chave para superar o coronavírus

20 de Julho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ministro destaca a presença da variante Delta no País.
Ministro destaca a presença da variante Delta no País. (Crédito: TONY WINSTON / MINISTÉRIO DA SAÚDE)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, alertou ontem que o Brasil está distante de ver o fim da pandemia de Covid-19, isso, apesar da queda em indicadores como média móvel de mortes. O ministro apontou a campanha de vacinação contra a doença como a chave para superar o coronavírus. “Nós ainda estamos distantes de pôr fim à pandemia. Existem desafios como, por exemplo, enfrentamento a possíveis variantes desse vírus, a exemplo da variante Delta, que tem tido casos no Brasil”, disse. Até ontem, ao menos 100 casos da nova variante haviam sido computados no País.

“Ainda não são tantos, mas não quer dizer que só tenham esses que foram diagnosticados, então é por isso que nós devemos manter a nossa campanha de vacinação fortemente, como está seguindo”, disse o ministro a jornalistas em Brasília.

O ministro também criticou a discussão antecipada sobre uma possível terceira dose ou dose de reforço para a vacina contra a Covid. “Nós não conseguimos avançar ainda em 100% da população com a primeira dose da vacina. Qual é a evidência científica disponível que nós devamos já começar a falar numa terceira dose? Isso só leva a mais insegurança à população. ‘Ah, vou precisar tomar uma terceira dose agora’. Então quando nós dissermos isso à população é necessário que nós tenhamos uma evidência científica sólida, inclusive como nós devemos fazer”, disse Queiroga.

‘Por exemplo, se é com o mesmo imunizante, se vamos usar intercambialidade, se é com outro imunizante, se é só um booster que vai se fazer, um reforço, ou se nós precisamos aplicar duas doses. Então é por isso que tenho feito um apelo a todos os gestores para que nós sigamos a decisão do Programa Nacional de Imunização‘, reforçou.

Queiroga já disse que espera concluir a vacinação de todos os brasileiros acima dos 18 anos até setembro deste ano.

Delta

A variante Delta da Covid-19 está presente em mais de 111 países no momento, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em sessão virtual da entidade, a líder técnica da resposta à pandemia, Maria Van Kerkhove, ressaltou que esse número pode ser ainda maior, dada a limitação de fazer o sequenciamento do vírus em alguns países. “Estamos buscando entender por que a variante delta é mais transmissível”, disse Kerkhove. “A variante Delta em um cenário no qual nem todos têm acesso à vacina, no qual há o aumento da mobilidade de pessoas, com aglomerações, e retirada de medidas de restrição, é uma loteria mortal que estamos jogando”, disse a líder. “Essa não é a última variante de preocupação da qual falaremos. Não dizemos isso para assustar as pessoas, mas porque há muito que podemos fazer.” (Da Redação com Estadão Conteúdo)