Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Vila Olímpica de Tóquio tem 1º caso de Covid-19

18 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Cerca de 11 mil atletas estarão hospedados no local.
Cerca de 11 mil atletas estarão hospedados no local. (Crédito: PHILIP FONG/AFP (17/7/2021))

O comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio informou ontem (17) que registrou o primeiro teste positivo para covid-19 em um residente da Vila Olímpica. De acordo com a organização, a pessoa contaminada não é atleta, não é um cidadão japonês, mas está “envolvida com os Jogos”. A pessoa foi colocada em uma quarentena de 14 dias. Nenhuma outra informação foi revelada por questões de confidencialidade.

A Olimpíada começa no dia 20, com a realização dos primeiros eventos esportivos, mas a abertura está marcada para o dia 23. Durante a disputa das competições, a Vila Olímpica vai hospedar cerca de 11 mil atletas, além de milhares de pessoas responsáveis por outras funções nas delegações.

“Na atual situação, temos que assumir a possibilidade de que surjam mais casos positivos”, limitou-se a dizer Toshiro Muto, CEO do Jogos de Tóquio. O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, chegou a dizer que o risco de atletas transmitirem o coronavírus para japoneses ou outros residentes da Vila era “zero”.

Desde o dia 1º de julho, 45 pessoas envolvidas com o evento testaram positivo, mas o único caso dentro da Vila foi o registrado na sexta-feira. A capital japonesa registrou ontem 1.410 novos casos de Covid-19, número mais alto registrado desde o dia 21 de janeiro. A situação faz com que muitos japoneses sejam contrários a realização dos jogos. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)