Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Caso Marielle ganha procurador temporário

18 de Julho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Miguel Schincariol / AFP )

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) nomeou o promotor de Justiça Bruno Gangoni para atuar temporariamente no acompanhamento dos processos judiciais e procedimentos extrajudiciais criminais de atribuição da força-tarefa que investiga o caso Marielle Franco e Anderson Gomes.

Ele também coordena o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ) e foi designado para o recebimento de eventuais intimações e cumprimento dos prazos processuais até que sejam anunciados os novos nomes para atuar na força-tarefa em substituição às promotoras de Justiça que optaram por não continuar no caso.

Há uma semana, as promotoras de Justiça Simone Sibílio e Letícia Emile decidiram se afastar da força-tarefa que investiga o assassinato da vereadora Marielle Franco e do seu motorista, Anderson Gomes. Segundo o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, a decisão foi voluntária e o motivo não foi informado. As promotoras assumiram o caso em setembro de 2018, seis meses após o assassinato.

Soltos

A esposa de Ronnie Lessa, acusado de matar a vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes, Elaine Lessa, foi solta no início desta semana pela Justiça do Rio, junto com outras três pessoas condenadas por destruição de provas do crime, informou o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). As penas privativas de liberdade foram substituídas por penas restritivas de direitos para prestação de serviços à comunidade e limitação de fim de semana.

Acusado de matar Marielle e Anderson, Ronnie Lessa segue preso. Ele foi condenado a quatro anos por ocultar a arma do crime. Segundo a Justiça, a esposa de Lessa e os amigos jogaram as armas no mar da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio, um dia após a prisão de Lessa, em 2019. Entre elas poderia estar a submetralhadora usada no assassinato. (Da Redação, com Agência Brasil e Estadão Conteúdo)