Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

PF abre inquérito para apurar prevaricação

13 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Presidente Jair Bolsonaro.
Presidente Jair Bolsonaro. (Crédito: EVARISTO SÁ / ARQUIVO AFP (1/6/2021))

A Polícia Federal abriu ontem inquérito para investigar se o presidente Jair Bolsonaro prevaricou por não ter comunicado aos órgãos de investigação indícios de corrupção nas negociações para compra da vacina indiana Covaxin pelo Ministério da Saúde.

Horas após a informação ser divulgada, o presidente negou ter cometido o crime ao afirmar que repassou a denúncia para seu então ministro da Saúde, o general Eduardo Pazuello, tomar as providências “Eu entendo que a prevaricação se aplica a servidor público. Não se aplicaria a mim. Mas qualquer denúncia de corrupção, eu tomo providência”, afirmou.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, chamou ontem o presidente Jair Bolsonaro para uma conversa reservada e pediu a ele que respeitasse “os limites da Constituição”. O diálogo ocorreu dias após Bolsonaro ameaçar impedir as eleições de 2022, caso não seja aprovado no Congresso o modelo de voto impresso, e xingar o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso, de “imbecil” e “idiota”. (Da Redação com Estadão Conteúdo)