Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacina

Coronavac teve bom resultado contra Delta, em laboratório

Butantan afirma que Coronavac teve bom resultado contra Delta

09 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Testes contra nova variante foram feitos em laboratório apenas.
Testes contra nova variante foram feitos em laboratório apenas. (Crédito: LILIAN SUWANRUMPHA / AFP)

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou na quarta-feira, 7, que a Coronavac apresentou bons resultados contra a variante Delta do coronavírus em testes realizados em laboratório, mas ainda faltam dados populacionais sobre a proteção da vacina em relação à variante originária na Índia. Nesta quarta-feira, o governo de São Paulo informou que a Delta, de rápida disseminação, já circula no Estado.

“A vacina do Butantan, a Coronavac, já foi testada em laboratório na China contra essa variante e os resultados foram muito animadores. A vacina apresenta resposta adequada contra a variante em laboratório. Vamos ver como isso se comporta em termos populacionais”, disse Dimas Covas, durante coletiva para apresentar medidas de combate ao coronavírus.

À agência de notícias Reuters, o porta-voz da Sinovac, farmacêutica chinesa que desenvolveu a Coronavac, Liu Peicheng, disse que os resultados preliminares baseados em amostras de sangue dos vacinados mostraram uma redução de três vezes no efeito neutralizante contra a Delta.

Ele disse que uma injeção de reforço após o regime de duas doses poderia rapidamente provocar uma reação de anticorpos mais forte e duradoura contra a Delta.

A Prefeitura de São Paulo monitora 31 pessoas que tiveram contato com a família do homem de 45 anos diagnosticado com a variante Delta. A Delta foi identificada pela primeira vez na Índia.

Segundo Dimas Covas, é feito o acompanhamento das variantes pelo instituto, que faz a genotipagem de cerca de 7% das amostras positivas, abrangendo as 17 regiões de saúde do Estado. “Esse acompanhamento é fundamental para mostrar qual será a evolução da variante no nosso meio.” Até o momento, 8,8 mil amostras foram analisadas.

Segundo Sandra Coccuzzo Sampaio Vessoni, diretora do Centro de Desenvolvimento Científico (CDC) do Instituto Butantan, com a prevalência da variante Gama, também chamada de P.1 e que teve origem em Manaus, a tendência é de que a Delta encontre dificuldade para se disseminar.

“Os municípios estão com 70% a 100% de casos da variante P.1. Mesmo achando uma variante importante, o fato de ter uma muito disseminada faz com que não seja fácil alcançar o mesmo ‘hub’. Não se encontra um espaço fácil para que a outra variante se estabeleça‘, explicou a especialista em entrevista ao Estadão.

Butanvac

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta quarta-feira, 7, o início da vacinação de voluntários do estudo clínico da Butanvac, vacina com produção 100% brasileira. A decisão foi tomada após reunião entre a equipe técnica da Anvisa e o Instituto Butantan, que apresentou os dados pendentes para o início da aplicação de testes em voluntários.

Na primeira etapa dos estudos com humanos, serão convocados 418 voluntários. O requisito é ter mais de 18 anos, não ter tomado a vacina da Covid, nem ter sido infectado. Serão selecionados preferencialmente voluntários em Ribeirão Preto (SP). (Da Redação com Estadão Conteúdo)