Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Opas destaca queda de casos no Brasil

08 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
(Crédito: Marijan Murat / AFP)

Gerente de Incidentes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Sylvain Aldighieri afirmou ontem (7), que o Brasil registrou uma queda nos casos de Covid-19 nas últimas semanas, “mas em quadro ainda elevado”. Durante entrevista coletiva virtual, ele ressaltou a capacidade do País de reduzir transmissões e proteger os mais vulneráveis.

Aldighieri elogiou a “grande capacidade” do País para vacinar muitas pessoas diariamente contra a Covid-19, com seu “sistema de saúde unificado”. De qualquer modo, ele ressaltou a importância de reduzir as transmissões, no Brasil e também nas demais nações das Américas.

Além de lembrar que mais de 500 mil pessoas morreram no Brasil pela doença, Aldighieri disse que a mensagem principal da Opas valia para todos os países da região: o reforço de medidas já sabidas que controlam a disseminação do vírus, como o uso de máscaras.

Média móvel

A média diária de óbitos causados pela Covid-19 no Brasil ficou abaixo de 1.500 pela primeira vez em 120 dias. Segundo dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa, a média ficou em 1.481, ontem (7), patamar que não era visto desde o dia 7 de março, quando o número ficou em 1.497.

Esse tipo de média leva em consideração dados dos últimos sete dias. O número desta quarta-feira é 21% menor na comparação com o dado de 14 dias atrás, o que confirma a tendência de redução nos registros que o País tem visto nas últimas duas semanas. Nas últimas 24 horas, foram registradas 1.595 mortes pela doença, o que fez o total chegar a 528.611.

Os dados são do consórcio de veículos de imprensa, formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL, em parceria com as secretarias de Saúde estaduais e do Distrito Federal, em balanço divulgado às 20 horas.

Nas últimas 24 horas, o País registrou 54.156 novos casos positivos da doença, o que fez o total chegar a 18.908.962. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem 17.352.670 pessoas recuperadas da covid-19 e 1.027.827 em acompanhamento médico.

O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde 8 de junho de 2020, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 Estados e no Distrito Federal. A iniciativa inédita é uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia, mas foi mantida após os registros governamentais continuarem a ser divulgados. (Da Redação com Estadão Conteúdo)