Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Governo não distribuiu doses doadas pelos EUA

01 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
A Anvisa pede que fabricantes das vacinas Janssen e AstraZeneca incluam na bula dos imunizantes contradição para pessoas com  síndrome de extravasamento capilar
A Anvisa pede que fabricantes das vacinas Janssen e AstraZeneca incluam na bula dos imunizantes contradição para pessoas com síndrome de extravasamento capilar (Crédito: Scott Olson/ Getty Images/ AFP)

As remessas com 3 milhões de doses de vacinas de dose única da Janssen, doadas pelo Estados Unidos e recebidas na sexta-feira e no sábado, ainda não foram distribuídas pelo Ministério da Saúde. A informação foi confirmada pelo governo federal, após a situação ser criticada ontem em coletiva de imprensa pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

As vacinas, suficientes para pelo menos dois dias de imunização completa no País, chegaram ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, em duas partes. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o ministério não enviou a documentação obrigatória para a maior carga (de 2.052.350 doses), recebida na manhã de sexta-feira. Já a com 947.650 doses -- desembarcada na manhã de sábado -- teve os documentos entregues pela pasta apenas nesta quarta-feira e foi liberada pela agência.

Após o desembarque, as cargas foram encaminhadas para o Centro de Distribuição Logístico do Ministério da Saúde, no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos.

Mais cedo, antes do posicionamento da Anvisa, o Ministério da Saúde havia afirmado que aguardava autorização da agência. “A expectativa é de que a liberação seja realizada hoje para que a distribuição (aos Estados) seja feita em até 48 horas”, alegou. A pasta voltou a ser procurada pela reportagem, mas não se manifestou até as 18 horas. Já a Anvisa ressaltou que “pedidos de licença de importação de medicamentos e de vacinas são analisados com máxima urgência e absoluta prioridade”. (Da Redação com Estadão Conteúdo)