Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pesquisa

Butantan estuda desenvolver vacina única contra gripe e Covid-19

Novo imunizante está em fase de prova de conceito; primeiros resultados devem sair em alguns meses

29 de Junho de 2021 às 11:38
Da Redação [email protected]
 O objetivo do Butantan é combinar os componentes das vacinas da gripe e da Covid-19, para criar uma única
O objetivo do Butantan é combinar os componentes das vacinas da gripe e da Covid-19, para criar uma única (Crédito: Martin Benetti/ AFP )

O Instituto Butantan, de São Paulo, estuda a possibilidade de desenvolver uma vacina única contra a gripe e a Covid-19. Segundo o instituto, o objetivo é facilitar a imunização da população e reduzir custos logísticos. O novo imunizante está em fase de prova de conceito. Os primeiros resultados devem sair em alguns meses. Porém, ainda não é possível precisar quando a vacina estará disponível para ensaios clínicos. O anúncio da pesquisa da nova vacina foi feito na última sexta-feira (18), pelo presidente do instituto, Dimas Covas, em coletiva de imprensa.

Conforme o Butantan, a vantagem de ter um imunizante único para as duas doenças é a otimização das campanhas de vacinação. Assim, as pessoas só precisariam se dirigir aos postos de imunização uma vez. Além disso, os grupos prioritários das duas vacinas são parecidos, principalmente, os idosos. Outro ponto positivo seria a redução no gasto do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, para distribuir o imunizante à população.

 Vacinas

A atual vacina da gripe produzida no Butantan utiliza três cepas do vírus da influenza, ou seja, é trivalente. Já a nova vacina do instituto contra a Covid-19, a ButanVac, usa o vírus da doença de Newcastle geneticamente modificado. O imunizante contém a proteína Spike do coronavírus, de forma íntegra. De acordo com o Butantan, ambos os imunizantes utilizam ovos embrionados para sua produção. Agora, a proposta é formular os quatro componentes juntos.

Ainda segundo o instituto, já existem vacinas combinadas, mas, até o momento, nenhum delas envolve a imunização contra o Sars-Cov-2. (Com informações do Governo do Estado de São Paulo)