Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Forças Armadas atuarão em terras indígenas

29 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
placeholder
placeholder

O governo federal autorizou o emprego das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nas terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental, em áreas de propriedade ou sob posse da União e, se requerido por governadores, em outras áreas dos Estados do Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia. O Decreto com a autorização está publicado em edição extra do Diário Oficial da União que circulou na noite de ontem (28).

Segundo o texto, o emprego das Forças Armadas na GLO está autorizado no período de 28 de junho a 31 de agosto de 2021, em municípios no Amazonas, Mato Grosso, Pará e no Estado de Rondônia.

O emprego das Forças Armadas nas regiões tem o objetivo de realizar ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais, em especial o desmatamento ilegal. De acordo com o decreto, as Forças Armadas atuarão em coordenação com o Conselho Nacional da Amazônia Legal; e de modo a buscar articulação com os órgãos e as entidades de proteção ambiental; e os órgãos de segurança pública. (Da Redação com Estadão Conteúdo)