Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Variante Delta causa segunda morte no País

29 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Nos Estados Unidos, a situação é crítica e preocupa autoridades de saúde
Nos Estados Unidos, a situação é crítica e preocupa autoridades de saúde (Crédito: Pixabay )

O Ministério da Saúde confirmou ontem (28), a segunda morte por Covid-19 causada pela variante Delta. Trata-se de um homem de 54 anos, tripulante de um navio atracado no Maranhão. A morte foi notificada na quinta-feira, 24. A variante Delta, inicialmente identificada na Índia, pode se tornar a versão mais dominante do coronavírus em todo o mundo, segundo especialistas, e ameaça reverter planos de reabertura.

No Brasil, o Ministério da Saúde informou que, ontem, foram registrados 11 casos da variante Delta. Seis deles são de um navio que está na costa do Maranhão; há um caso em Campos dos Goytacazes (RJ), um em Juiz de Fora (MG), dois em Apucarana (PR) e um em Goiânia.

Além da morte do tripulante do navio, a pasta já havia notificado o óbito de uma gestante de 42 anos, no dia 18 de abril, no Paraná. A morte da grávida foi confirmada após o resultado do sequenciamento genético. Na investigação, constatou-se que ela esteve no Japão.

A gestante apresentou sintomas dois dias após chegar ao Brasil. Oito dias depois, foi internada. O quadro piorou e, no terceiro dia de hospitalização, ela morreu após cesária de emergência. O recém-nascido prematuro testou negativo para Covid-19 e está saudável após dois meses internado. O Ministério da Saúde não informou detalhes sobre a assistência ao homem de 54 anos que morreu após ter se infectado com a variante Delta.

“A pasta reitera que todos os casos confirmados estão isolados e os contatos são monitorados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância e Saúde (CIEVS) locais, conforme orientação do Guia Epidemiológico da Covid-19”, informou o Ministério da Saúde. (Da Redação com Estadão Conteúdo)