Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

STF suspende convocação de governadores

25 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Fachada Supremo Tribunal Federal (STF).
Fachada Supremo Tribunal Federal (STF). (Crédito: Divulgação / STF (6/11/2019))

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria ontem (24) para confirmar a decisão individual da ministra Rosa Weber de suspender a convocação de governadores pela CPI da Covid no Senado Federal. Na avaliação da relatora, eles apenas podem ser convidados a comparecer na comissão parlamentar de forma voluntária.

O julgamento está sendo feito no plenário virtual, plataforma que permite aos ministros depositarem os votos no sistema virtual sem necessidade de reunião presencial ou por vidoeconferência para debate colegiado. A votação termina amanhã

Os ministros analisam uma ação proposta por governadores de 18 Estados e do Distrito Federal para não comparecerem à comissão. Em seu voto, Rosa Weber destacou a importância das comissões parlamentares de inquérito, mas lembrou que elas estão sujeitas a “limites jurídicos”. Entre eles, aponta ministra, está a prerrogativa constitucional que desobriga os chefes de Executivo de testemunharem perante as CPIs.

Até o momento, o entendimento favorável aos governantes é unânime: além da ministra Rosa Weber, relatora do processo, votaram para atender o pedido os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Cármen Lúcia. (Da Redação com Estadão Conteúdo)