Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Compra de vacinas vai ser investigada

23 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. (Crédito: EVARISTO SA / AFP)

A cúpula da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid citou o preço das vacinas compradas pelo Brasil como justificativa para investigar o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A compra de vacinas também vai ser investigada pelo MPF, que decidiu enviar para a área criminal parte de uma investigação envolvendo a compra da vacina indiana Covaxin pelo governo federal.

A CPI aprovou, ontem, a decisão do relator, Renan Calheiros (MDB-AL), de incluir 14 pessoas como investigadas, incluindo Queiroga. De acordo com o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), é preciso investigar por que o governo federal deixou de comprar doses no ano passado e resolveu adquirir vacinas neste ano com preços maiores.

A procuradora da República Luciana Loureiro Oliveira, do Distrito Federal, viu indícios de crime na contratação e apontou “interesses divorciados do interesse público”. Como revelou o Estadão, o preço pago pelo produto, de US$ 15 por dose, foi 1.000% mais alto do que o estimado pela própria fabricante seis meses antes da compra.

O contrato de compra de 20 milhões de doses da Covaxin por R$ 1,6 bilhão já era alvo de um inquérito civil no MPF. Diante das suspeitas de que pode ter ocorrido crime, Oliveira solicitou que o caso seja enviado ao 11º Ofício de Combate ao Crime e à Improbidade Administrativa.

Procurado, o Ministério da Saúde e a Precisa não se manifestaram até a publicação da notícia. (Da Redação com Estadão Conteúdo)