Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Brasil espera receber hoje 1,5 milhões de doses da Janssen

Queiroga acredita que chegada das vacinas acelerará imunização

22 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Ministro da Saúde participou de audiência no Senado.
Ministro da Saúde participou de audiência no Senado. (Crédito: WALTERSON ROSA / MINISTÉRIO DA SAÚDE)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o País deve receber hoje (22), 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen contra Covid-19. Segundo o ministro, o imunizante deve chegar pelo aeroporto de Guarulhos (SP). Ele destacou que a vacina de dose única deve acelerar a imunização no País.

Queiroga, que participou de audiência no Senado na manhã de ontem (21), lamentou que tenha ocorrido um atraso na entrega da vacina fabricada pela Johnson & Johnson. A farmacêutica deveria ter enviado 3 milhões de doses do imunizante na última terça-feira (15).

No entanto, a empresa suspendeu o envio das vacinas. À reportagem, a farmacêutica não explicou o motivo do atraso, e declarou que seguia dialogando com as autoridades brasileiras. O Ministério também não explicou o atraso no envio do medicamento.

Queiroga também comentou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, garantiu que não faltarão recursos para a Saúde.

De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, ainda nesta semana podem ser anunciadas novas antecipações de doses adicionais da Janssen. Para Cruz, também existem “tratativas bem avançadas” para trazer 1 milhão de doses adicionais da Coronavac junto com o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) que o Ministério espera receber da China no próximo dia 24.

Balanço

O número de pessoas vacinadas com ao menos uma dose contra a Covid-19 no Brasil chegou, ontem, a 64.436 634, o equivalente a 30,43% da população total. Nas últimas 24 horas, 1.249.278 pessoas receberam a primeira dose da vacina, de acordo com dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa junto a secretarias de 26 Estados e Distrito Federal.

Entre os mais de 64 milhões de vacinados, 24,3 milhões receberam a segunda dose, o que representa 11,52% da população com a imunização completa contra o novo coronavírus. Nas últimas 24 horas, 109.982 pessoas receberam essa dose de reforço. Somando as vacinas de primeira e segunda dose aplicadas, o Brasil administrou mais de 1,35 milhão de doses nesta segunda-feira.

Em termos proporcionais, o Mato Grosso do Sul é o Estado que mais vacinou sua população até aqui: 38,35% dos habitantes receberam ao menos a primeira dose. A porcentagem mais baixa é encontrada no Amapá, onde apenas 19,63% receberam a vacina. Em números absolutos, o maior número de vacinados com a primeira dose está em São Paulo (16,05 milhões), seguido por Minas Gerais (6,38 milhões) e Bahia (4,43 milhões). (Da Redação com Agência Brasil e Estadão Conteúdo)