Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Seca muda cenário das Cataratas do Iguaçu

17 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Em alguns pontos, a água cai apenas em pequenos filetes.
Em alguns pontos, a água cai apenas em pequenos filetes. (Crédito: LUIS MOURA / WPP / ESTADÃO CONTEÚDO)

A falta de chuvas mudou o cenário das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR). O maior conjunto de quedas d’água do mundo se transformou em pequenos filetes em meio aos imensos paredões do local. A vazão média registrada na terça-feira foi de 400 mil litros por segundo, o que representa pouco mais de um quarto do volume normal, conforme dados da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Além de alterar a paisagem, a estiagem também vem prejudicando a produção de energia, já que o leito do rio Iguaçu conta com seis usinas hidrelétricas ao longo de seu curso, que atravessa todo o Estado.

Em outro ponto de Foz do Iguaçu, na fronteira com Cidade de Leste (Paraguai), o rio Paraná está 92,26 metros acima do nível do mar. Em períodos normais, a cota passa de 105 metros. Com a seca, a Ilha de Acaray, conhecida como Ilha das Cobras (localizada próximo à Ponte da Amizade) -- que antes era cercada de água --, aparece agora isolada na paisagem, apenas rodeada por pequenas quantidades de água e grandes bancos de terra.

A economia, sobretudo o turismo, é outra “vítima” da estiagem. A empresa que opera passeios de barco no Parque Nacional do Iguaçu, por exemplo, teve de se reinventar para evitar a suspensão das suas atividades. O jeito foi promover um passeio alternativo com 20 minutos de navegação em trechos mais seguros. (Da Redação com Estadão Conteúdo)