Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Professores receberão capacitação para ensinar educação financeira

Cerca de 25 milhões de alunos e 500 mil professores serão beneficiados

16 de Junho de 2021 às 09:04
Agência Brasil
O protocolo da volta prevê também uso de máscaras e distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes dentro das salas de aula. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (12/3/2020)
Cursos de formação aula serão feitos na modalidade ensino a distância (EaD). (Crédito: Fábio Rogério / Arquivo JCS (12/3/2020))

Uma parceria firmada entre o Ministério da Educação (MEC) e a Comissão de Valores Imobiliários (CVM) qualificará cerca de 500 mil professores da rede pública em educação financeira. Segundo o MEC, os cursos terão início em julho e farão parte do currículo continuado de formação de professores da rede básica, tanto em escolas públicas quanto particulares.

Os cursos de formação - que terão duração de 40 horas-aula - serão feitos na modalidade ensino a distância (EaD) e visam a auxiliar educadores a incentivar práticas de saúde financeira e empreendedorismo em jovens.

De acordo com dados do Ministério da Educação, o Brasil tem atualmente 2,3 milhões de professores nos ensinos básico e fundamental. A estimativa do ministério é atingir pelo menos 25% desses profissionais.

Os conhecimentos sobre educação financeira, no entanto, não farão parte de uma nova disciplina, e serão incorporados à grade curricular já existente de forma complementar ao ensino das matérias já adotadas. 

Segundo nota publicada pela CVM, a responsabilidade da infraestrutura de aprendizagem do curso ficará por conta da entidade, que desenvolverá a plataforma digital de ensino. Ao Ministério da Educação caberá engajar os professores e divulgar a plataforma, além de articular a inclusão do conhecimento nas escolas.