Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Astrazeneca: 64% de eficácia contra variante

16 de Junho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Brasil está com 11,26% da população vacinada com as duas doses.
Brasil está com 11,26% da população vacinada com as duas doses. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (24/3/2021))

A vacina para Covid-19 desenvolvida pela Astrazeneca em parceria com a Universidade de Oxford tem eficácia de 64% contra a variante Delta do coronavírus, identificada primeiramente na Índia, informou a farmacêutica ontem (15). Já a proteção contra a variante Alfa, detectada originalmente no Reino Unido, é de 74%. No Brasil, as doses da Astrazeneca são envasadas pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e utilizadas pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Imunização (PNI).

De acordo com comunicado publicado pela farmacêutica, a vacina desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford, porém, tem eficácia de 92% contra hospitalizações entre infectados com a variante Delta e de 86% no caso da variante Alfa. “Esta evidência mostra que a vacina contra Covid-19 da Astrazeneca oferece um alto nível de proteção contra a variante Delta, que atualmente é um foco de preocupação devido à sua transmissão rápida”, diz a vice-presidente executivo de Pesquisa e Desenvolvimento de Biofarmacêuticos do laboratório.

</INT-BK>Vacinados

</TEXT-BK>A quantidade de pessoas vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19 chegou ontem (15), a 56.913.618, segundo dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa. O número representa 26,88% da população brasileira. Levando em consideração as pessoas que receberam as duas doses, a quantidade é de 23.842.785, 11,26% dos habitantes.

O Mato Grosso do Sul é o Estado onde a aplicação da primeira dose está mais avançada, em números proporcionais. Lá, 36,31% da população recebeu a vacina. Já nos dados relativos à segunda dose, a vacinação está mais avançada no Rio Grande do Sul, onde 14,30% da população recebeu a imunização completa.

Pfizer

A Pfizer e sua parceira, Biontech, anunciaram ontem que enviarão ao Brasil 2,4 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 nesta semana, as doses devem chegar até quinta-feira (17).

Conforme comunicado divulgado pelas empresas, a remessa será enviada em três lotes. Hoje chegam 530 mil doses. Outras 936 mil deverão chegar amanhã (16) e igual quantitativo na quinta-feira (17). Com as entregas dessa semana, o número de vacinas disponibilizadas pela farmacêutica chegará a 10,6 milhões.

O consórcio Pfizer Biontech fechou acordo com o governo brasileiro em março deste ano que envolve a aquisição de 100 milhões de doses. Em maio, um novo negócio previu mais 100 milhões de doses, que serão entregues entre outubro e dezembro.

Covax facility

O Ministério da Saúde anunciou também hoje que na próxima semana receberá mais um lote de vacinas contra a Covid-19 do consórcio Covax Facility, coordenado pela Organização Mundial de Saúde e que reúne governos e fabricantes.

Serão enviadas ao país 842,4 mil doses pelo consórcio. Até o momento, o Brasil recebeu cinco milhões de doses pela Covax Facility. Pelo investimento feito, o país tem direito a 42,5 milhões até o fim do ano. O Ministério da Saúde não divulgou quando deverá ter a próxima remessa. (Da Redação com Estadão Conteúdo e Agência Brasil)