Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacina

Aprovado prazo maior para validade da vacina da Janssen

Anvisa aprovou que tempo para o vencimento seja de quatro meses e meio

15 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Fabricante cancelou envio de lote com 3 milhões de doses.
Fabricante cancelou envio de lote com 3 milhões de doses. (Crédito: FREDEIC J. BROWN / AFP)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta ontem (14), a extensão do prazo de validade da vacina contra a Covid-19 da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, de três para quatro meses e meio, sob condições de armazenamento de 2º a 8º C.

O Ministério da Saúde havia anunciado a chegada de 3 milhões de doses da Janssen hoje (15), porém a empresa suspendeu temporariamente o envio dos imunizantes. Segundo a pasta, a entrega dos lotes deve acontecer ainda nesta semana, em três remessas.

O pedido para a extensão no prazo de validade do imunizante havia sido apresentado pela Janssen na última semana. Segundo a Anvisa, a aprovação foi baseada em “uma criteriosa avaliação dos dados de qualidade dos estudos” e também considerou a decisão da agência reguladora norte-americana (FDA, na sigla em inglês), que deu o aval pela extensão no prazo referido no último dia 10

O imunizante recebeu a autorização da Anvisa para seu uso emergencial em março e é a única vacina contra a Covid-19 administrada em dose única aprovada pela agência.

Adiamento

O Ministério da Saúde confirmou que a farmacêutica Janssen adiou a entrega de um novo lote de 3 milhões de doses de imunizantes para o combate à Covid-19 que chegaria ao Brasil hoje (15). A pasta afirmou que a empresa não explicou os motivos ou quando o lote será enviado. O lote consistia em um adiantamento anunciado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no fim-de-semana. Elas possuem validade até o dia 27 de junho.

Com o adiamento da entrega que ocorreria nesta segunda-feira, o desafio de garantia da logística e aplicação do imunizante fica mais complexo. No cronograma original, com a chegada hoje, a previsão era que demorasse dois dias para começar a distribuir as doses aos Estados.

Vacinação

A quantidade de pessoas vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19 chegou, ontem, a 55.740.512, segundo dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa. O número representa 26,32% da população brasileira. Levando em consideração as pessoas que receberam as duas doses, a quantidade é de 23.742.688, 11,21% dos habitantes.

No total, o País aplicou nesta segunda-feira, segundo dados fornecidos por 24 Estados, 1.216.441 doses, sendo 1.133.108 em pessoas que receberam a primeira dose e 83.333 para quem recebeu a dose de reforço da vacina, necessária para completar a imunização. (Da Redação com Estadão Conteúdo e Agência Brasil)