Buscar no Cruzeiro

Buscar

Coronavac

SP entrega mais 1 milhão de doses da vacina do Butantan

Carregamento integra um novo lote de mais 5 milhões de unidades da Coronavac a serem liberadas ao longo deste mês

14 de Junho de 2021 às 08:53
Da Redação [email protected]
Vacina Coronavac.
Com a entrega, o Butantan chega à marca de 49 milhões de doses fornecidas ao Ministério da Saúde (Crédito: MARCELO CAMARGO / ARQUIVO AGÊNCIA BRASIL)

O Instituo Butantan liberou nesta segunda-feira (14) mais 1 milhão de doses da Coronavac ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). O carregamento integra um novo lote de mais 5 milhões de unidades da vacina contra a Covid-19 a serem liberadas ao longo deste mês.

Com a entrega, o Butantan chega à marca de 49 milhões de doses fornecidas ao Ministério da Saúde desde 17 de janeiro, quando o uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na última sexta-feira (11) foram liberadas 800 mil doses.

O novo lote de 5 milhões de doses está sendo produzido a partir dos 3 mil litros de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) recebidos no último dia 5 de maio. Desse total já houve a liberação de 1,8 milhão de vacinas desde sexta.

O envase da matéria-prima foi iniciado no dia 27 e terminou na madrugada do dia 30. Parte das doses já envasadas encontra-se em outras etapas do processo produtivo, como inspeção de controle de qualidade.

As doses entregues nesta segunda-feira (14) contemplam o segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de vacinas. O primeiro, de 46 milhões, foi cumprido em 12 de maio.

Um novo lote de 6 mil litros de IFA para a produção de mais 10 milhões de doses deverá chegar a São Paulo até o final deste mês.