Veja novas datas
Covid: governo de SP antecipa cronograma de vacinação em 30 dias
Com o adiantamento, a previsão é de que todos os paulistas maiores de 19 anos sejam vacinados até a 1ª quinzena de setembro
Atualizada às 16h17
O Governo do Estado de São Paulo antecipou em 33 dias todo o cronograma de vacinação contra a Covid-19. Com o adiantamento, a previsão é de que todos os paulistas maiores de 18 anos de idade, sem comorbidades, sejam vacinados até a primeira quinzena de setembro. Anteriormente, o governo previa o término da imunização no dia 18 de outubro. O anúncio sobre a mudança no calendário de vacinação foi feito pelo governador do Estado, João Doria (PSDB), em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, na capital paulista, na tarde deste domingo (13).
Com o novo calendário, pessoas com idade a partir de 40 anos poderão se vacinar contra o coronavírus ainda neste mês. Somente em junho, a previsão do Programa Estadual de Imunização (PEI) é que 7,45 milhões de adultos do Estado de São Paulo recebam a primeira dose até o final do mês. O novo público de 40 a 59 anos agrupa quatro grupos previamente definidos – antes, estavam previstas subdivisões em grupos de cinco anos, para cada nova expansão da campanha.
De acordo com as novas datas, a imunização de adultos com idades de 50 a 59 começa na próxima quarta-feira (16) e segue até o dia 22 de junho. Já entre os dias 23 de 29 de junho, serão vacinadas pessoas de 43 a 49 anos. Posteriormente, dos dias 30 de junho a 14 de julho, será a vez de pessoas com idades entre 40 e 42 anos receberem a primeira dose de vacinas contra a Covid-19.
Na sequência, de 15 a 29 de julho, tomarão a primeira dose adultos de 30 a 39 anos. Na etapa seguinte, dos dias 30 de julho a 15 de agosto, as doses serão aplicadas em pessoas na faixa etária de 30 a 34 anos, sem comorbidades. Já entre os dias 16 e 31 de agosto, recebem a vacina pessoas de 25 a 29 anos. Na última fase da campanha, de 1º a 15 de setembro, serão imunizados adultos de 18 a 24 anos.
A ampliação dos públicos-alvo e a projeção do novo calendário se baseiam nas estimativas de entregas do Ministério da Saúde. Com a chegada ao Brasil dos novos imunizantes da Pfizer e da Janssen e mais entregas das vacinas do Butantan e da Fiocruz/Astrazeneca, São Paulo recalculou o cronograma e está intensificando a logística e distribuição dos imunizantes para os 645 municípios.
A antecipação estadual não reflete, necessariamente, o andamento dos calendários vacinais municipais. Isto é, os municípios podem não seguir o cronograma do Estado, pois dependem do recebimento e disponibilidade de doses de imunizantes para darem andamento às campanhas de vacinação locais. Por isso, a população deve se atentar às datas de vacinação definidas pelas prefeituras de cada cidade.
No dia 9 de junho, Doria já havia anunciado a antecipação da vacinação de toda a população do Estado em 15 dias. O término da programação de imunização, até então previsto para ocorrer no dia 18 de outubro, foi adiantado para o dia 18 do mesmo mês.
https://www.jornalcruzeiro.com.br/opiniao/do-leitor/2021/06/673926-sp-governo-antecipa-em-15-dias-vacinacao-de-toda-a-populacao-a-partir-dos-18-anos.html