Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

ARTESP e concessionárias aderem à campanha Junho Vermelho

Mês é destinado à conscientização da importância da doação de sangue

09 de Junho de 2021 às 17:36
Cruzeiro do Sul [email protected]
Campanha exibirá mensagens nos 392 painéis eletrônicos distribuídos ao longo de 11,2 mil quilômetros
Campanha exibirá mensagens nos 392 painéis eletrônicos distribuídos ao longo de 11,2 mil quilômetros (Crédito: Divulgação/ARTESP)

Junho costuma ser, historicamente, o mês quando há menos sangue nos estoques dos hospitais, muito por conta da chegada do período mais frio do ano no Brasil. Diante desse fato, a campanha Junho Vermelho foi criada em 2015 pelo Ministério da Saúde, com a intenção de incentivar e conscientizar a população sobre a importância das doações, para garantir o abastecimento dos bancos de sangue e hemocentros. Com a pandemia de Covid-19, é ainda mais importante esse engajamento.

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) e as 20 concessionárias que administram as rodovias paulistas sob sua concessão estão participando do Junho Vermelho desde a última segunda-feira (7), com a exibição de mensagens nos 392 painéis eletrônicos distribuídos ao longo dos 11,2 mil quilômetros de rodovias concessionadas. Os textos incorporam os alertas da campanha: "Doe sangue", "Salve Vidas" e "prosangue".

Além disso, também serão desenvolvidas atividades internas para estímulo à participação dos funcionários, incluindo os das concessionárias, na campanha. No Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no próximo dia 14, os colaboradores da Agência que realizarem um cadastro demonstrando seu interesse serão levados até a Fundação Pró-Sangue para que possam realizar a coleta de sangue. A fachada da sede da ARTESP ganhou ainda uma iluminação especial, em apoio à ação.

Com a pandemia, a Pró-Sangue adotou uma série de medidas cautelares, como agendamento individual da doação, disponibilização de álcool em gel, triagem dos candidatos à doação (por exemplo, aqueles que apresentaram infecção pela Covid são considerados inaptos por um período até 30 dias após recuperação clínica completa). Para saber mais, é só acessar o site

Já os requisitos básicos para doação são estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos; pesar, no mínimo, 50 quilos; estar descansado e alimentado e apresentar documento original.