Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Após ataques, Amazonas pede Força Nacional

O Estado sofreu com mais um dia de ataques coordenados por uma facção criminosa

07 de Junho de 2021 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Prédios e veículos públicos foram incendiados após a morte de um traficante.
Prédios e veículos públicos foram incendiados após a morte de um traficante. (Crédito: MICHAEL DANTAS / AFP)

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), solicitou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública o envio da Força Nacional de Segurança a Manaus. O pedido para o envio da tropa federal especializada está em análise. O Estado sofreu com mais um dia de ataques coordenados por uma facção criminosa.

Ao menos 29 veículos, 7 agências bancárias e 8 prédios públicos tinham sido alvo de ataques ordenados por uma facção até a tarde de ontem, em Manaus e cidades do interior do Amazonas. Trinta e uma pessoas foram presas, entre elas dois traficantes em posição de chefia na facção Comando Vermelho. Uma criança de 11 anos foi detida, acusada de trabalhar como “olheira” para os traficantes.

Novos ataques voltaram a assustar a população de Manaus entre a noite de domingo e a manhã de segunda. Uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e uma agência bancária foram incendiadas e o prédio do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) foi alvo de tiros.

A Secretaria Municipal da Segurança Pública disse que as ações seriam em represália à morte de um traficante pela polícia e que as ordens para os ataques partiram de uma facção criminosa, do interior de um presídio.

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), pediu ao governo do Estado que autorize a intervenção das Forças Armadas para garantir a lei e a ordem. Ele suspendeu as aulas na rede municipal e o atendimento ao público na maioria das repartições municipais. Até a entrega de cestas básicas para famílias atingidas pelas cheias do Rio Negro foi adiada.

Depois do registro de novos ataques durante a noite, o transporte coletivo voltou a ser suspenso na capital amazonense.

Conforme o secretário da Segurança Pública do Estado, Louismar Bonates, mais de 400 barreiras de fiscalização foram instaladas em toda a cidade para abordagem e revista de veículos. As ações contam com apoio de agentes da Polícia Rodoviária Federal deslocados de Roraima. Outro efetivo deve chegar do Rio de Janeiro para ampliar o patrulhamento em cidades do interior. (Da Redação com Estadão Conteúdo)