Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Fiocruz receberá nova remessa de IFA no próximo sábado (12)

Segundo a fundação, o lote garantirá a continuidade da produção e as entregas semanais de vacinas ao PNI até o dia 10 de julho

07 de Junho de 2021 às 15:49
Agência Brasil
Fiocruz inicia envase do primeiro lote de IFA da vacina Covid-19
Segundo a Fiocruz, a nova remessa de IFA garantirá a continuidade da produção e as entregas semanais de vacinas ao PNI (Crédito: dIVULGAÇÃO/ Bio-Manguinhos/ Fiocruz)

A Fundação Oswaldo Cruz anunciou nesta segunda-feira (7) que foi confirmada a chegada, no próximo sábado (12), de uma nova remessa do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) necessário para a fabricação da vacina Oxford/AstraZeneca contra Covid-19.

Sobre a próxima remessa, a Fiocruz adiantou apenas que o IFA a ser recebido vai garantir a continuidade da produção e as entregas semanais de vacinas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) até o dia 10 de julho. Mais detalhes devem ser divulgados ao longo da semana.

A Fiocruz e a AstraZeneca assinaram no ano passado um acordo de encomenda tecnológica que prevê o envio de 14 remessas de IFA para a produção de 100,4 milhões de doses de vacinas até julho. Desde fevereiro, a Fiocruz já recebeu 10 remessas.

A fundação tem negociado com a farmacêutica europeia a aceleração do envio do IFA, que é produzido na China, pelo laboratório WuXi Biologics. O motivo é o fato de a capacidade produtiva do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) ser maior do que a quantidade de IFA disponível para produzir vacinas.

Com as 3,3 milhões de doses entregues na semana passada, a Fiocruz chegou a 50,9 milhões de doses disponibilizadas para o PNI. O total inclui as 4 milhões de doses importadas prontas da Índia e as mais de 46 milhões já produzidas e liberadas por Bio-Manguinhos.