Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Municípios paulistas têm ‘minilockdowns’

Esta quinta-feira (3) é feriado de Corpus Chirsti e há previsão de que muitas pessoas "emendem" o fim de semana

03 de Junho de 2021 às 04:09
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ribeirão Preto aumenta restrições
Ribeirão Preto aumenta restrições (Crédito: Agência Brasil)

Para inibir visitantes e evitar aglomerações no feriadão de Corpus Christi, prefeituras de cidade do interior paulista estão restringindo as atividades até o próximo domingo.

Esta quinta-feira (3) é feriado de Corpus Chirsti e há previsão de que muitas pessoas “emendem” o fim de semana. Em ao menos dez cidades foram decretados “minilockdowns” nesse período. Várias regiões do interior já convivem com novo aumento de casos de Covid-19 e estão com hospitais lotados.

Na segunda-feira (31), a prefeitura de Ribeirão Preto já havia estendido a suspensão do transporte coletivo até o próximo domingo (6). Embora a cidade tenha relaxado algumas medidas de restrição do comércio, com a abertura dos supermercados a partir desta quinta-feira (3), os restaurantes continuam fechados para atendimento presencial.

Atividades religiosas presenciais ficam suspensas, inclusive celebrações de Corpus Christi. Só na segunda-feira (7) a cidade deve retomar a liberação gradual de atividades prevista no Plano São Paulo. Os hospitais públicos e particulares têm taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 96%.

Em São José dos Campos, o prefeito Felicio Ramuth (PSDB) disse que a situação é preocupante e preparou a população para o possível fechamento das atividades.

“Pela primeira vez, desde o início da pandemia, passamos das 200 pessoas internadas no hospital municipal. Caso esta situação não se reverta, nosso comitê de enfrentamento à pandemia estudará possíveis medidas restritivas a serem implementadas nos dias 3, 4, 5 e 6 de junho”, disse.

Prefeitos de oito municípios da região de Tupã, no oeste paulista, optaram por um lockdown curto, de quatro dias, durante o feriadão, na tentativa de conter o avanço da Covid-19. A suspensão das atividades também começa nesta quinta-feira e vai até o próximo domingo. Só postos de combustíveis e farmácias estão liberados. Além de Tupã, Bastos, Arco-íris, Iacri, Queiroz, Herculândia, Parapuã e Rinópolis terão restrições. (Estadão Conteúdo)

Galeria

Confira a galeria de fotos