Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Médica Nise Yamaguchi fala na CPI da Covid

Em depoimento de seis horas, a médica oncologista negou a intenção de mudar a bula da cloroquina para incluir o tratamento contra coronavírus

01 de Junho de 2021 às 22:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Médica oncologista negou intenção de mudar bula da cloroquina.
Médica oncologista negou intenção de mudar bula da cloroquina. (Crédito: JEFFERSON RUDY / AGÊNCIA SENADO)

Em depoimento de seis horas à CPI da Covid, a médica oncologista Nise Yamaguchi negou ontem a intenção de mudar a bula da cloroquina para incluir o tratamento contra coronavírus entre as finalidades do medicamento. Mesmo assim, ela entregou à CPI um documento comprovando que a ideia foi sugerida ao presidente Jair Bolsonaro.

Na mensagem trocada com o médico Luciano Dias Azevedo por WhatsApp, em 6 de abril de 2020, Nise escreveu: “Oi, Luciano. Este decreto não pode ser feito assim, porque não é assim que regulamenta a pesquisa clínica. Tem normas próprias. Exporia muito o presidente”.

A ideia sugerida por Nise, que também é infectologista, previa que médico e paciente concordassem com a “adesão ao uso experimental das medicações descritas na doença Covid-19 no intuito de tratar e iniciar protocolos de pesquisas clínicas”.

Embora o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e o atual presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, tenham narrado à CPI que houve tentativa de alterar a bula da cloroquina para indicar o remédio no tratamento de Covid-19, Nise negou ter feito essa sugestão.

O senador Otto Alencar (PSD-BA), que é médico, perguntou a Nise se ela sabia a diferença entre vírus e protozoário, que é o microrganismo causador da malária. A cloroquina é indicada para o tratamento de malária. “Protozoários são organismos celulares e vírus são organismos que têm o conteúdo de DNA ou RNA”, respondeu ela. Alencar rebateu: “A senhora não é infectologista, se transformou de uma hora para outra, como muitos no Brasil se transformaram em infectologistas, e não é assim. Os protozoários são organismos mono ou unicelulares e os vírus são organismos que têm uma proteção proteica de capsídeo e internamente o ácido nucleico”.

O senador continuou. “É completamente diferente do que a senhora falou. A senhora não soube explicar o que é um vírus. Vírus não são nem considerados seres vivos. Portanto, uma medicação para protozoário nunca cabe para vírus.”

Diante dos senadores, Nise confirmou que esteve em uma reunião convocada pela Casa Civil, no ano passado, para tratar sobre uso de medicamentos para a Covid-19. “Tinha muita gente na sala e conversamos sobre uma resolução da Anvisa que falava sobre inclusão de nova medicação terapêutica para Covid e também (sobre) uma nota do Ministério da Saúde. A minuta jamais falava de bula, mas sobre a possibilidade de haver uma disponibilização de medicamentos”, relatou. O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), sugeriu uma acareação entre Nise e Barra Torres. (Estadão Conteúdo)