Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Fiocruz formaliza contrato com a Oxford

A previsão da Fiocruz é de que a fabricação das primeiras vacinas totalmente nacionais ocorra a partir de outubro

01 de Junho de 2021 às 22:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Dose de vacina da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz.
Dose de vacina da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz. (Crédito: Tânia Rêgo / Agência Brasil)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinou nesta terça-feifra (1) contrato de transferência de tecnologia com a Astrazeneca para a produção de vacina contra a Covid-19 totalmente fabricada no País. O contrato formaliza processo já iniciado de compartilhamento de inovações pela Astrazeneca em consórcio com a Universidade de Oxford com a Fiocruz.

No ano passado, o governo assinou um contrato preliminar de encomenda tecnológica que fixou parâmetros para a aquisição de doses da vacina Oxford/Astrazeneca e para a transferência de tecnologia à Fiocruz, que passou a atuar como uma parceira no consórcio.

A fase seguinte é o treinamento e preparação do IFA a ser produzido no Brasil, o que deve ocorrer em junho.

Esses insumos elaborados no Brasil passarão por testes junto a Astrazeneca para aferir se eles garantem a qualidade, segurança e eficácia necessárias da fórmula original do imunizante.

Em seguida, será preciso submeter a documentação sobre o novo processo produtivo à Anvisa para que a agência autorize a alteração no registro da vacina já obtido, que conta com as informações dos IFAs fabricados no exterior.

A previsão da Fiocruz é de que a fabricação das primeiras vacinas totalmente nacionais ocorra a partir de outubro. (Da Redação com Agência Brasil)