Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Ministério quer que SUS produza insumos

01 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Fachada do Ministério da Saúde na Esplanada dos Ministérios.
Fachada do Ministério da Saúde na Esplanada dos Ministérios. (Crédito: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse ontem (31) que o governo quer a fabricação em território nacional de insumos estratégicos para o Sistema Único de Saúde (SUS). A afirmação foi feita durante o Fórum de Investimentos Brasil 2021 (BIF), um evento internacional sobre atração de investimentos estrangeiros para o Brasil, organizado pela Apex-Brasil, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e governo federal. Esta é a primeira vez que o evento é realizado de forma virtual por causa da pandemia de coronavírus

“O sistema de saúde público e privado foi posto à prova durante esta crise sem precedentes”, disse o ministro. Por isso, de acordo com ele, o governo busca fomentar o desenvolvimento tecnológico e o intercâmbio de conhecimento. A pandemia de coronavírus acelerou, conforme Queiroga, a busca por mais desenvolvimento de insumos ligados à área de Saúde, de modo a reduzir dependência produtiva e tecnológica em área, segundo ele, tão sensível e estratégica para o País.

É importante, para isso, na avaliação do ministro, que haja parcerias de desenvolvimento produtivo com a iniciativa privada. (Da Redação com Estadão Conteúdo)