Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Exército ocupa Cali após 13 mortes

30 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Governo enviou 7 mil militares para a cidade, epicentro dos protestos.
Governo enviou 7 mil militares para a cidade, epicentro dos protestos. (Crédito: LUIS ROBAYO / AFP (29/5/2021))

O Exército ocupou ontem (29) as ruas de Cali, a terceira maior cidade da Colômbia, depois de uma madrugada marcada pela violência. Ao menos 13 pessoas morreram depois que manifestantes saíram às ruas no aniversário de um mês dos protestos contra o governo de Iván Duque.

Autoridades locais dizem que ainda não é possível determinar se todas as mortes estão ligadas aos protestos. Ainda na noite de sexta-feira, Duque despachou 7 mil militares para a cidade, epicentro dos protestos que começaram no final de abril.

Um toque de recolher foi decretado em Cali após a noite de violência. Ao longo do dia, o clima ainda era de tensão, com pouca movimentação nas ruas, tomadas por escombros e restos de barricadas do dia anterior. Segundo a prefeitura de Cali, houve registro de vandalismo contra propriedade pública e privada.

A polícia diz que apenas três das mortes estão relacionadas aos protestos. O resto seria reflexo de acerto de contas entre gangues locais. O prefeito de Cali, Jorge Iván Ospina, diz que ainda não é possível dizer que as 13 mortes estão vinculadas aos protestos, mas pediu que todas as mortes sejam investigadas.

Até sexta-feira (28), o governo contabilizava 49 mortes desde o início dos protestos, mas, segundo o Ministério Público, apenas 17 casos têm vínculo direto com as manifestações. A ONG Human Rights Watch afirma ter denúncias confiáveis sobre 63 óbitos, 28 relacionados com a crise. (Da Redação, com informações da AFP e Estadão Conteúdo)