Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Incêndio em hospital mata 4 em Aracaju

29 de Maio de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
35 pacientes foram transferidos para os outros hospitais.
35 pacientes foram transferidos para os outros hospitais. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Um incêndio que atingiu as alas clínica e de Covid-19 da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Hospital Municipal Zona Norte Nestor Piva, em Aracaju, Sergipe, na manhã de ontem (28), deixou pelo menos quatro mortos.

O fogo começou por volta das 6h30, mas não havia detalhes sobre o foco. Em decorrência da necessidade de evacuação e isolamento total da UPA, 35 pacientes que estavam internados na unidade foram transferidos para os hospitais de Urgência (Huse), da Polícia Militar (HPM), Santa Isabel, Senhor dos Passos, Primavera, Hapvida e Fernando Franco, além de leitos do Caps Jael Patrício.

Demais usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que recebiam atendimento porta aberta e funcionários que inalaram fuligem também foram transferidos pelo Samu. A Secretaria da Saúde de Aracaju afirma que prestou todo o suporte necessário à operação de transferência de pacientes. “A gestão municipal está em tratativas buscando nova unidade de atendimento para substituir os leitos do Nestor Piva e garantir assistência em saúde aos aracajuanos”, disse, em nota.

De maneira emergencial, a pediatria do Hospital Fernando Franco foi adaptada para atendimento clínico. Contudo, os atendimentos pediátricos na unidade foram mantidos. Segundo a secretaria, o reabastecimento de oxigênio nos leitos municipais está garantido pela empresa que fornece o produto e a pasta está ampliando as escalas de trabalho para assegurar a assistência necessária.

Investigação

As causas do incêndio estão sendo apuradas. A prefeitura estruturou espaço para atendimento psicológico e de informações para familiares dos pacientes e trabalhadores do hospital. A área onde ocorreu o incêndio permanecerá isolada e o espaço não atingido será equipado para atendimento ao público. (Estadão Conteúdo)