Geral
Piloto é baleado e faz pouso de emergência
Um helicóptero da TV Record precisou fazer um pouso de emergência, ontem, após o piloto da aeronave ser atingido por um tiro enquanto sobrevoava o Morro da Mangueira, na zona norte do Rio. O profissional foi baleado na perna e, mesmo ferido, conseguiu levar o helicóptero até as proximidades do estádio do Engenhão, onde recebeu o primeiro atendimento.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a unidade do Méier foi acionada às 7h49 para ajudar no atendimento a uma pessoa baleada nas proximidades do estádio.
O piloto, identificado como Darlan Santana, de 31 anos, foi atendido e encaminhado ao Hospital Salgado Filho. No início da tarde, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o estado de saúde dele era considerado estável.
Pela manhã, um intenso tiroteio foi registrado na região da Mangueira, após policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) serem atacados a tiros por criminosos durante patrulhamento pela rua Visconde de Niterói.
A Polícia Civil informou que o caso envolvendo a aeronave da TV Record foi registrado na 17ª DP, que já requisitou a perícia para identificar o tipo de armamento que a atingiu e de onde partiram os disparos que também feriram o piloto.
Extrema gravidade
Procurada, a TV Record ainda não se manifestou. Em nota conjunta, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) consideraram o caso “de extrema gravidade” e declararam que é “inaceitável que a imprensa seja submetida a este nível de violência”.
“Abert, Aner e ANJ seguirão empenhadas em coibir toda e qualquer represália ao trabalho jornalístico e pedem providências imediatas às autoridades locais para o esclarecimento do caso e rigorosa apuração dos fatos”, acrescenta o texto. (Da Redação com Estadão Conteúdo)