Buscar no Cruzeiro

Buscar

CPI da Covid

Senadores convocarão governadores para CPI

27 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Membros da comissão também aprovaram novo depoimento de Queiroga e Pazuello.
Membros da comissão também aprovaram novo depoimento de Queiroga e Pazuello. (Crédito: MARCOS OLIVEIRA / AGÊNCIA SENADO)

A CPI da Covid aprovou ontem requerimentos de convocação de nove governadores que deverão informar aos senadores como foram aplicados os recursos federais destinados ao combate à pandemia do novo coronavírus. Além disso, a comissão decidiu convocar novamente o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e o atual titular da pasta, Marcelo Queiroga.

O objetivo da cúpula da CPI é neutralizar críticas, inclusive nas redes sociais, de que o colegiado tem como único foco o presidente Jair Bolsonaro. O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), disse que os governadores chamados a prestar depoimento até meados de junho são ou foram alvo de investigações da Polícia Federal.

Estão na lista dos convocados os governadores Wilson Lima (Amazonas), Helder Barbalho (Pará), Wellington Dias (Piauí), Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Carlos Moisés (Santa Catarina), Mauro Carlesse (Tocantins), Antonio Denarium (Roraima), Waldez Góes (Amapá) e Marcos Rocha (Rondônia). Desafeto de Bolsonaro, o ex-governador do Rio Wilson Witzel -- que sofreu impeachment -- também foi convidado.

Depois de muita discussão, a CPI convocou para depor, ainda, o assessor de Bolsonaro para Assuntos Internacionais, Filipe Martins, o ex-assessor especial da Presidência Arthur Weintraub e o empresário Carlos Wizard. Os três são suspeitos de integrar um “gabinete paralelo” para orientar o presidente e o então ministro Pazuello sobre como conduzir a crise sanitária.

Bate-boca

A votação dos requerimentos provocou bate-boca na sessão e divergências nos bastidores entre integrantes do G-7, grupo majoritário, composto por sete senadores de oposição e independentes. A tropa de choque de Bolsonaro, com quatro parlamentares, queria chamar o governador de São Paulo João Doria -- adversário do presidente --, mas não conseguiu.

O vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), chegou a protocolar pedido de convocação de Bolsonaro. A partir daí, o clima esquentou.

Outro momento de tensão ocorreu quando o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) disse que também era preciso convocar os prefeitos à CPI. “Vossa Excelência é um oportunista e um oportunista pequeno. Desde o primeiro momento, toda a sociedade brasileira que tem inteligência sabe que Vossa Excelência está aqui com um único motivo, para que a gente não investigue por que o Brasil ficou sem vacina. E Vossa Excelência, que não entende patavina de Saúde, quer impor a cloroquina para a sociedade. Vossa Excelência é um oportunista!”, criticou o presidente da CPI. (Da Redação com Estadão Conteúdo)