Buscar no Cruzeiro

Buscar

De volta

Chegam os primeiros deportados dos EUA

Inicialmente, autoridades americanas e brasileiras chegaram a divulgar que 106 imigrantes presos nos EUA embarcariam de volta ao Brasil

21 de Maio de 2021 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
106 brasileiros deportados pelos EUA.
106 brasileiros deportados pelos EUA. (Crédito: pxhere.com)

Os primeiros 30 brasileiros deportados dos EUA pelo presidente Joe Biden desembarcaram ontem no Aeroporto Internacional de Confins, região metropolitana de Belo Horizonte Todos viajaram algemados, por determinação dos americanos, a exemplo do que ocorreu em outros voos fretados pelo governo de Donald Trump, que tinha uma posição abertamente hostil aos imigrantes ilegais.

Inicialmente, autoridades americanas e brasileiras chegaram a divulgar que 106 imigrantes presos nos EUA embarcariam de volta ao Brasil. Procurado para explicar a diferença nos números, o Itamaraty informou, em nota, que “a organização do voo é de responsabilidade do governo americano”.

“Segundo informações das autoridades migratórias americanas, alguns deportados obtiveram judicialmente a suspensão da ordem de deportação e outros teriam sido submetidos, nas instalações de detenção onde se encontravam, a testes de antígeno para detecção de Covid, em vez dos testes RT-PCR exigidos pela legislação brasileira para ingresso em território nacional”, dizia a nota do Itamaraty. A maioria dos que chegaram ontem é do leste mineiro, mas também havia pessoas do Espírito Santo, de Goiânia e de Rondônia. (Da Redação com Estadão Conteúdo)