Buscar no Cruzeiro

Buscar

Conflito

Israel ataca prédio em Gaza

16 de Maio de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
Jala Tower sediava agência de notícias e rede de TV.
Jala Tower sediava agência de notícias e rede de TV. (Crédito: MOHAMMED ABED / AFP (15/5/2021))

Um ataque aéreo israelense destruiu ontem (15) um prédio na Cidade de Gaza que abrigava escritórios da agência de notícias Associated Press, da emissora Al Jazeera e apartamentos residenciais. O Exército de Israel alertou sobre o ataque com uma hora de antecedência e ordenou que o prédio fosse isolado. O prédio de 12 andares desabou.

A investida aconteceu horas depois que outro ataque aéreo israelense a um campo de refugiados na Cidade de Gaza matou pelo menos 10 palestinos da mesma família, sendo oito crianças, segundo o grupo militante Hamas. Na véspera (14) houve protestos palestinos na Cisjordânia, onde as forças israelenses atiraram e mataram 11 pessoas.

O ataque ao prédio que abriga os escritórios de veículos de imprensa ocorreu à tarde. O dono do imóvel recebeu um telefonema do Exército israelense avisando que o local era alvo da artilharia. A Al-Jazeera, a rede de notícias financiada pelo governo do Catar, transmitiu os ataques aéreos ao vivo enquanto o prédio desabava. “A Al-Jazeera não será silenciada”, disse uma apresentadora no ar. “Isso nós podemos garantir.”

A agência de notícias americana AP declarou estar “chocada e horrorizada”. “Trata-se de um acontecimento incrivelmente perturbador. Nós evitamos por pouco uma terrível perda de vidas”, disse o chefe da agência, Gary Pruitt, em nota. “O mundo ficará menos informado sobre o que está acontecendo em Gaza por causa do que aconteceu hoje”, acrescentou. (Estadão Conteúdo)