Buscar no Cruzeiro

Buscar

Inclusão

Programa de moradia assistida

Instituição oferece apoio e moradia permanente a adultos e idosos com deficiência intelectual

12 de Maio de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Residentes fazem atividades em uma das áreas do centro de convivência em Vinhedo.
Residentes fazem atividades em uma das áreas do centro de convivência em Vinhedo. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Uma das maiores preocupações de pais que têm filhos com deficiência severa é o futuro. Quando eles não estiverem mais aqui, quem vai cuidar de seu filho e dar a assistência que ele necessita? Será que familiares vão assumir essa responsabilidade?

Pensando em cumprir este papel, a Associação de Pais Banespianos de Excepcionais (Apabex) criou um programa de Moradia Assistida para adultos e idosos com deficiência intelectual, cuidando do acolhimento e da inclusão social, com atendimento especializado, visando autonomia e liberdade.

Localizada em Vinhedo, a cerca de 100 km de Sorocaba, em um terreno de 119 mil m², reúne cinco residências com 1.043 m² no total -- destinadas à moradia, 492 m² destinado às atividades de convivência e um centro de apoio técnico com área de 142 m².

O complexo tem lavanderia, cozinha e refeitório, centro técnico, área administrativa e churrasqueira, ambientes em que acontecem atividades de desenvolvimento artístico e cognitivo por meio de afazeres terapêuticos-ocupacionais e ações de desenvolvimento e inclusão social.

Todas as residências são compostas por sala, cozinha, banheiros adaptados com barras de apoio e tapetes antiderrapantes, com quartos que podem ser individuais, duplos ou triplos, dependendo da personalidade e dos hábitos de cada morador.

Todos têm seus pertences guardados nos próprios cômodos e nada é compartilhado, uma vez que cada um tem gostos, lembranças e singularidades específicas.

As casas recebem moradores de acordo com a deficiência e grau de dependência, já que alguns cidadãos não conseguem fazer praticamente nada sozinhos, enquanto outros têm mais autonomia.

A casa onde moram os cidadãos mais dependentes, além de envolver a parte física dos monitores, exige muita sensibilidade no olhar, porque os moradores têm crise convulsiva, crise de ausência e de difícil controle -- sendo preciso ficar atento aos sinais prévios -- e são 100% dependentes. A alimentação é dada na boca e a comida, avaliada pela fonoaudióloga e pela nutricionista para controle de quantidade, evitando engasgo e disfagia. Nas casas em que as pessoas têm mais autonomia, elas ajudam nas tarefas diárias como arrumar a cama, lavar a louça, passar pano, deixar e buscar as roupas na lavanderia, se alimentam sozinhas (ainda que com dificuldades) e participam de atividades e passeios externos com a supervisão de monitores.

Além das dinâmicas que acontecem dentro da Apabex, como musicoterapia e exercícios de educação física que estimulam o equilíbrio e o fortalecimento dos músculos, alguns também fazem jazz, capoeira, dança do ventre e pintura no Centro Cultural de Vinhedo, visando o desenvolvendo pessoal.

Antes de se tornar um morador, o candidato passa por uma triagem para ver se é mesmo um caso de Moradia Assistida ou se apenas a indicação de um cuidador já resolve. Se realmente houver essa necessidade, é feito um estudo socioeconômico para saber o que é possível potencializar no desenvolvimento pessoal, escolhe-se a melhor residência e as atividades que se encaixam no perfil. A entidade normalmente tem sua capacidade máxima de lotação preenchida e uma considerável fila de espera. Para atender a demanda precisaria construir novas moradias. O espaço existe. O que falta é recursos.

Ao contrário do que muitos pensam, as pessoas que vivem em Programas de Moradia Assistida não necessariamente foram abandonadas ou esquecidas pela família. Em boa parte dos casos, a inserção da pessoa com deficiência intelectual nestes programas é uma forma de melhorar sua qualidade de vida, principalmente no caso de famílias com poucos recursos de estrutura (incluindo as questões de acessibilidade).

Na Apabex os familiares são estimulados a manterem visitas frequentes, respeitando os horários e rotinas dos moradores. Para ajudar neste convívio, a entidade mantém o Programa de Apoio Familiar.

Conheça a Apabex

Associação sem fins lucrativos, criada em 1985 por funcionários do Banespa, com apoio do Serviço Social do banco, que promove atendimento especializado a pessoas com deficiência intelectual adulta e idosa, dispondo de equipe multidisciplinar nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, geriatria, terapia ocupacional, fisioterapia, pedagogia, serviço social, educação física, música e nutrição para integrar diagnósticos e processos terapêuticos. A associação mantém quatro programas: Espaço de Convivência, Residência, Emprego Apoiado e Apoio Familiar, sendo que alguns destes programas funcionam na unidade sede, no bairro da Vila Mariana, em São Paulo/SP.

SERVIÇO

Para saber mais, acesse www.apabex.org.br

Denis Deli é jornalista, especializado na inclusão da pessoa com deficiência.