Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Anticorpos permanecem por 8 meses após Covid

12 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Segundo o estudo, os anticorpos permaneceram até 12 meses nos organismos de pacientes que superaram a Covid-19
Segundo o estudo, os anticorpos permaneceram até 12 meses nos organismos de pacientes que superaram a Covid-19 (Crédito: Tiziana Fabi/ AFP)

Os anticorpos que neutralizam a Covid-19 permanecem no sangue por, pelo menos, oito meses depois do contágio, revela um estudo italiano publicado ontem (11). Esta é uma observação registrada “independentemente da gravidade da doença, da idade dos pacientes, ou da presença de outras patologias”, afirma o estudo realizado pelo Hospital San Raffaele de Milão, em colaboração com o Instituto Superior de Saúde (ISS), órgão que assessora o governo em matéria de saúde pública.

“A presença de anticorpos, mesmo que diminuam com o tempo, é muito persistente”, aponta o estudo. Oito meses após o diagnóstico, apenas três pacientes de um total de 162 não testaram positivo para anticorpos, explicaram o San Raffaele e o ISS em um comunicado conjunto.

Os pesquisadores italianos consideram que a presença precoce destes anticorpos é fundamental para combater com sucesso o contágio, uma vez que quem não os produz nas duas primeiras semanas depois do contágio corre um maior risco de desenvolver formas graves de Covid-19, ressaltaram.

O estudo foi realizado pela Unidade de Evolução e Transmissão Viral do Hospital San Raffaele, em colaboração com pesquisadores do Instituto de Pesquisa em Diabetes, da mesma entidade. O grupo desenvolveu um teste específico para anticorpos, usando técnicas empregadas para o estudo de outros tipos de anticorpos desenvolvidos como resposta autoimune. (Da Redação com AFP)