Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacina

Cientistas pesquisam nova vacina múltipla

Imunizante universal protegeria contra as principais formas variantes do coronavírus

11 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Estudo indica ainda que vacina evitaria a transmissão do vírus de animais para humanos.
Estudo indica ainda que vacina evitaria a transmissão do vírus de animais para humanos. (Crédito: ARQUIVO AFP)

Cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, podem ter descoberto uma nova “vacina universal” que protegeria contra as principais formas variantes do coronavírus, incluindo os resfriados comuns. O imunizante seria um primeiro passo importante na prevenção de novas pandemias ou surtos de doenças virais respiratórias, segundo uma versão preliminar do estudo publicada ontem na revista especializada Nature.

De acordo com a pesquisa, a imunização em macacos com vacinas que utilizam nanopartículas de RBD (domínio receptor-obrigatório) do Sars-Cov-2, com adjuvantes de alúmen, conseguiram gerar anticorpos múltiplos contra a família do betacoronavírus. Esse gênero do coronavírus é o mesmo responsável pelos surtos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), que surgiu na China, em 2002; de Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada na Índia, em 2013; e pela atual pandemia da Covid-19.

Os imunizantes protegeriam também contra as principais variantes identificadas do novo coronavírus, como a britânica (B.1.1.7), a brasileira (P.1) e a sul-africana (B.1.351). O estudo ainda encontrou resposta imune em macacos para o SARS-Cov-1 (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e à cepa batCoVs.

A pesquisa aponta que vacinas com a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA) e núcleo modificado também se mostram eficazes, porém em menor quantidade, contra o novo coronavírus e contra a cepa batCoV, presente em animais. Elas poderiam ainda prevenir a transmissão de novos tipos do coronavírus de animais para humanos.

Por enquanto, os testes só foram aplicados em macacos e o estudo foi publicado em uma versão inicial.

Gripe e Covid

A empresa americana de biotecnologia Novavax anunciou, também ontem, que obteve resultados positivos de estudos pré-clínicos de uma vacina que combina suas injeções contra a gripe e a Covid-19. Novavax disse que um estudo, que agora será submetido à revisão por pares, mostrou que a injeção produziu fortes níveis de anticorpos contra ambas as doenças em furões e em hamsters. A nova vacina combina as doses de NanoFlu e a NVX-CoV2373, que se encontram, em separado, em testes finais em humanos. Nenhuma delas foi aprovada ainda. (Da Redação com Estadão Conteúdo)