Separe o casaco!
Frio chega na região de Sorocaba com mínima prevista de sete graus
As baixas temperaturas estão previstas para acontecer de quinta-feira (29) a domingo (1°)

Cinco meses depois de diversas ondas de calor e poucos dias amenos, a primeira onda de frio de 2025 vai derrubar os termômetros a partir desta quinta-feira (29), alerta a Defesa Civil do Estado de São Paulo. Na região de Sorocaba, é esperada mínima de 7 graus. A baixa temperatura, que pode vir acompanhada de rajadas de vento e chuva,deve ocorrer até domingo, 1° de junho.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil (CGE), na quinta-feira a chegada de uma frente fria provocará aumento de nuvens, chuva fraca e início da queda nos termômetros. Em várias partes do estado está previsto o fenômeno "mínima invertida", que é quando as temperaturas mínimas não são registradas nas primeiras horas do dia, mas sim no período da tarde e noite.
Já na sexta-feira (30) será o dia mais frio do ano até aqui, estimam os meteorologistas. Conforme o Climatempo, a mínima atinge 7°C e a máxima, 19°C. Não está prevista precipitação.
No final de semana, os termômetros voltam a subir gradativamente, mas as mínimas ainda ficam próximas dos 10°C. As máximas, por sua vez, ficam em 23°C. A chuva também retorna, entretanto, não deve atingir níveis altos.
Outras partes do Estado
As mínimas podem atingir 5°C no Vale do Ribeira e na região de Itapeva, e 6°C nas regiões de Marília, Presidente Prudente, Bauru e Araraquara. Outras áreas, como Ribeirão Preto, Franca, Araçatuba, Barretos, São José do Rio Preto e Campinas, devem registrar 7°C.
Na Serra da Mantiqueira, os termômetros podem marcar 8°C, enquanto o Vale do Paraíba e Região Metropolitana da Capital devem registrar 9°C. Já o Litoral Norte e a Baixada Santista apresentam mínimas um pouco mais elevadas, com 15°C.
Retorno do Humanização Inverno
Diante da previsão de frio intenso, a prefeitura de Sorocaba anunciou o retorno do programa ‘Humanização Inverno‘. Pessoas que necessitarem de acolhida, principalmente aquelas que estejam em situação de rua, podem procurar o Serviço de Obras Sociais (SOS). O serviço opera 24h e oferece café da manhã, almoço, café da tarde e jantar.
Além disso, animais de estimação que estejam na companhia das pessoas acolhidas ou abandonados pelas ruas também receberão abrigo, com ações por parte da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema).
Ao lado das ações do Poder Público, a população também pode colaborar doando cobertores e roupas novas ou usadas, desde que estejam em bom estado. Munícipes, empresas e instituições que se interessarem também podem contribuir com alimentos não perecíveis.
Tanto as roupas como os alimentos devem ser entregues ao Fundo Social de Solidariedade (FSS), localizado no Alto da Boa Vista, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 16h. Já as peças destinadas aos pets são recebidas pela Sema, no Jardim Zulmira.
Mínimas e máximas
Quinta-feira (29) - 11°C / 18°C
Sexta-feira (30) - 7°C / 19°C
Sábado (31) - 10°C / 23°C
Domingo (1°) - 11°C / 23°C