Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tempo

Frente fria traz mais chuva para Sorocaba a partir desta quinta (5)

Região pode ter tempestades de média a forte intensidade, mas temperatura continua alta no fim de semana

04 de Outubro de 2023 às 23:01
Luis Felipe Pio [email protected]
A chegada, mais uma vez, do fenômeno El Niño mexeu ainda mais com os índices de temperatura
A chegada, mais uma vez, do fenômeno El Niño mexeu ainda mais com os índices de temperatura (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (14/9/2023))

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado de São Paulo monitora a chegada de uma frente fria ao Estado a partir de hoje (5). O fenômeno trará chuva, com momentos de maior intensidade principalmente na região da Capital, onde são esperados acumulados de até 50 mm. A região de Sorocaba deve ser atingida por tempestades de média a forte intensidade, porém a temperatura máxima se mantém elevada.

As chuvas deverão atingir de média a forte intensidade nas regiões do Vale do Ribeira, litoral e Vale do Paraíba, além das regiões de Itapeva, Sorocaba e Campinas. Também poderá chover nas regiões central, norte e oeste do Estado, mas com menor intensidade.

Amanhã (6), a tendência é de que o tempo fique mais estável, sem acumulados expressivos e nem chances de chuva constante durante o dia. Ao longo de todo o fim de semana as temperaturas serão mais altas e, com isso, há condição para quedas de raios e granizo durante as pancadas de chuva.

No sábado (7), o tempo fica mais estável no período da manhã e o sol aparecerá em alguns momentos. Mas, com a chegada da noite, outra frente fria deve avançar sobre São Paulo, havendo condições para pancadas de chuva mais fortes, principalmente, na região leste e no litoral. No Vale do Ribeira, as chuvas serão mais severas. O domingo (8) será chuvoso em todo o território paulista. Haverá bastante instabilidade sobre a região, ocasionando intervalos de pancadas de chuva forte.

Em Sorocaba

O Climatempo prevê para amanhã (6) muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas sobre Sorocaba durante à tarde. A chuva deve ganhar maior intensidade no início da noite, cessando durante a madrugada. Apesar das tempestades, a temperatura máxima se mantém alta, podendo atingir 30°C, enquanto a mínima prevista é de 21°C.

No sábado, a situação se mantém bastante semelhante, com mínima de 22°C e máxima de 33°C. As pancadas de chuva, que podem acumular 23 mm, devem avançar com força durante à tarde e à noite. Já no domingo (8), a máxima cai para 27°C e a chuva permanece durante todo o dia, com maior proporção e trovoadas à noite, podendo chegar a 45mm.

As rajadas de vento que acometerão certas regiões do Estado não devem chegar com força a Sorocaba. Ao longo de todo o fim de semana, os ventos permanecem estáveis, com velocidade que variam de 19 Km/h a 26 Km/h.

O motivo

Desde que se formou um novo ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul (RS) na última terça-feira (26), o clima nos Estados próximos ficou desestabilizado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com o deslocamento do ciclone para o oceano, o tempo ficaria seco no RS, enquanto a instabilidade permaneceria em Santa Catarina e Paraná.

Em São Paulo, a instabilidade ganharia força à medida em que a massa de ar quente que está sobre a região central e no Sudeste do País se encontra com o ar frio da região Sul, podendo haver temporais e trovoadas em grande parte dos dias. (Luís Pio - programa de estágio)