Previsão Tempo
Frente fria aumenta risco de chuva forte em Sorocaba e região
Na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), Vale do Ribeira e Itapeva, o pluviômetro deve registrar 130mm até o final da semana
O interior paulista está enfrentando altas temperaturas nos últimos dias. Mas um alívio está próximo. A formação de uma frente fria e a entrada de ventos mais úmidos, combinada com a circulação de ventos nos níveis médios da atmosfera, vai provocar mudanças nos termômetros. Por conta disso, a Defesa Civil Estadual emitiu um alerta informando que, de hoje (19) a domingo (21), a previsão é de altos acumulados de chuva. Na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), Vale do Ribeira e Itapeva, o pluviômetro deve registrar 130mm até o final da semana.
O maior acumulado deve ser sentido amanhã (20). Por isso, é importante redobrar a atenção em áreas urbanas mais vulneráveis. Há risco de encharcamento do solo, deslizamento, desabamento, alagamento, enchente e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte.
Em situações emergenciais, a população deve acionar a Defesa Civil por meio do telefone 199, a Polícia Militar no 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Em Sorocaba
A precipitação média história na Sorocaba em janeiro é de 222mm. Até ontem (18), segundo o Climatempo, as estações pluviométricas registraram 51mm, o que representa 23% da previsão mensal. A primeira chuva do ano foi registrada no dia 8, porém não causou estragos.
Hoje (19), a temperatura permanece elevada, em torno de 31°C na máxima e 23° na mínima. A nebulosidade ocorre o dia todo, porém a chuva deve ser rápida.
Já no final de semana, a previsão é de chuva e ventania a qualquer hora do dia. A temperatura deve variar entre 20°C e 28°C. Ainda de acordo com o Climatempo, a frente fria se entenderá durante a próxima semana, deixando as mínimas em torno de 18°C e as máximas por volta de 26°C.
Outras regiões
Na Grande São Paulo e na região de Campinas, a previsão é de até 150 mm chuva acumulada entre hoje e domingo. Já para as regiões de Bauru, Araraquara, Presidente Prudente e Marília, a previsão é de até 70 mm, apenas um pouco acima do estimado para as áreas de Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, com acumulados de 60 mm.
Litoral
Devido à forte entrada de umidade em decorrência da passagem da frente fria e à infiltração marítima, há risco para acumulados altos até domingo (21). Na Baixada Santista o acumulado fica em torno de 200mm. Para o litoral norte e a região do Vale do Paraíba a previsão é de cerca de 180mm chuva no período. (Thaís Marcolino)