Buscar no Cruzeiro

Buscar

Lazer

Festa Julina de Sorocaba começa com público empolgado

População aprovou escolha do Parque do Paço e compareceu em bom número, apesar da noite fria na cidade

14 de Julho de 2022 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
O parque de diversões instalado no Parque do Paço é uma das principais atrações da 41ª edição da Festa Julina Beneficente de Sorocaba
O parque de diversões instalado no Parque do Paço é uma das principais atrações da 41ª edição da Festa Julina Beneficente de Sorocaba (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Luzes piscantes, fogueiras e varais enfeitados por bandeirolas encantaram centenas de famílias que foram à abertura da 41ª edição da Festa Julina Beneficente de Sorocaba, na noite desta quarta-feira (13). Além dos brinquedos instalados no Parque do Paço Municipal, o público também movimentou a praça de alimentação do evento, composta por 27 entidades assistenciais.

O frio de 17°C, acompanhado de ventos moderados, e uma falha na geração de energia elétrica no início da festa, foram apenas um detalhe perto da empolgação dos sorocabanos. Depois de um hiato de dois anos, devido à pandemia do coronavírus, a festa voltou a ser realizada, agora em novo local.

Nos anos anteriores, a Festa Julina aconteceu no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. O novo local, que fica no Alto da Boa Vista, foi escolhido para evitar eventuais transtornos, segundo o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), e foi bem aceito pelos munícipes.

Em entrevista ao Cruzeiro do Sul, o chefe do Executivo disse que a escolha do novo local ocorreu por dois motivos. A primeira questão se refere aos problemas no parque causados pela chuva, como alagamento e inundações. Já o segundo ponto se trata da novidade apresentada ao público e a expectativa gerada com o novo modelo da festa.

“Conseguimos fazer um preço muito bom. As pessoas podem participar com R$ 5, e estacionamento de no máximo R$ 20. No primeiro dia, já conseguimos um público importante. A ideia é fazer com que as pessoas venham para a festa com a família. E o objetivo principal é que as barracas consigam fazer arrecadação para continuar realizando esse trabalho maravilhoso, que ajuda crianças, idosos e pessoas com deficiência”, destacou.

O secretário municipal da Cultura, Luiz Antonio Zamuner, contou que os trabalhos para preparar o evento foram realizados de forma intensa. “A Controladoria do Município ajudou bastante. Toda a documentação nova foi feita em tempo. O fato de a festa de Sorocaba ser beneficente é uma diferenciação muito bacana que a cidade sempre teve. O Teatro Municipal também receberá eventos todos os dias, até o dia 31, além dos shows, que também darão oportunidades para artistas regionais. É uma festa voltada para toda a família, desde o avô ao netinho”, declarou.

Também estiveram presentes na frente de honra o secretário de Gabinete Central, João Alberto Correia Maia, conhecido como Beto Maia; o presidente do Legislativo sorocabano, Cláudio Sorocaba (PL); vereadores João Donizeti (PSDB), Fábio Simoa (Republicanos) e Cristiano Passos (Republicanos); e também o padre Carlos Meira, da Paróquia do Cerrado.

As famosas fogueiras de cinco metros foram acesas de maneira diferente neste ano. Ao fim de uma contagem regressiva, o prefeito Manga apertou o botão de um dispositivo, que gerou as chamas de forma automática. Simultaneamente, fogos de artifício vermelhos saíram do Palco Cultural e enfeitaram o céu. Além das labaredas que amenizaram o frio de julho, painéis instagramáveis também divertiram os convidados.

Adeline Aparecida Paschoini levou o filho Eric, de 4 anos, que se esbaldou nos brinquedos, principalmente no trenzinho - FÁBIO ROGÉRIO
Adeline Aparecida Paschoini levou o filho Eric, de 4 anos, que se esbaldou nos brinquedos, principalmente no trenzinho (crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

A funcionária pública Adeline Aparecida Paschoini, de 41 anos, estava ansiosa para saber como a Festa Julina deste ano seria. Ela levou o filho Eric Cruzado Fogaça, de 4 anos, para conhecer a festa tradicional e curtir o show da dupla Teodoro & Sampaio. E claro, eles aproveitaram a noite para experimentar as comidas típicas da época.

“A gente sempre participa das festas. Sorocaba estava sentindo falta desse espaço e desse entretenimento que é para toda a família. O que mais me chamou a atenção é que tem bastante coisa para criança. O Eric já andou no aviãozinho duas vezes. Ele também adorou o trenzinho. Agora, a gente vai aproveitar os comes e bebes”, contou.

Alan Gonçalves foi com a esposa Vânia e as filhas Alana e Ana Luisa: a família gostou da localização e da organização do evento - FÁBIO ROGÉRIO
Alan Gonçalves foi com a esposa Vânia e as filhas Alana e Ana Luisa: a família gostou da localização e da organização do evento (crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

A analista de recursos humanos Vânia Gonçalves, de 38 anos, foi para a festa com a família e gostou da nova localização. Ela estava acompanhada do marido Alan Gonçalves, 33, da filha Alana Gonçalves, 14, e da caçula Ana Luisa, de apenas 1 ano.

“O que nos chamou atenção é que a festa agora é perto de casa. Quando chegamos aqui, vimos que está tudo bem organizado. Nós gostamos bastante. A Ana Luisa ficou encantada com os ursinhos das barracas. Hoje viemos só para curtir a festa e fazer uma boquinha, mas vamos voltar no dia do show dos Barões da Pisadinha”, disse. (Wilma Antunes)

Galeria

Confira a galeria de fotos