Poder Legislativo
Ferrovia e atentados estão entre as preocupações dos vereadores
Cruzeiro do Sul publicará, todas as sextas-feiras, os principais requerimentos protocolados na semana
O jornal Cruzeiro do Sul irá publicar, todas as sextas-feiras, os principais requerimentos protocolados na semana pelos vereadores de Sorocaba. Essa iniciativa tem como objetivo fornecer aos leitores maior transparência em relação à política local. Como parte dessa ação, as matérias destacarão os cinco principais requerimentos. Os desta semana você pode conferir abaixo.
Situação da malha ferroviária
O vereador Ítalo Moreira (PSC) encaminhou questionamentos ao Poder Executivo sobre a situação da malha ferroviária e dos galpões da antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS). Ele pergunta sobre projetos de concessão ou privatização da área de competência municipal, a possibilidade de concessão ou privatização dos galpões, e se eles poderiam ser utilizados para projetos públicos da Prefeitura. O parlamentar também quer saber se é possível explorar comercialmente os galpões, mesmo que sejam tombados como patrimônio histórico, e se a empresa Rumo Logística Malha Paulista S/A ainda é responsável pela área pertencente à União. Outro questionamento é se há algum processo licitatório aberto e se houve alguma penalidade administrativa aplicada pela Prefeitura à empresa.
Mais segurança nas escolas
Caio Oliveira (Republicanos) solicitou à Prefeitura uma operação de segurança para prevenir atentados nas escolas da cidade. O requerimento pede que a Guarda Civil Municipal (GCM) e outras secretarias ajam com extrema urgência. Além disso, o parlamentar também pede a instalação de detectores de metais e câmeras de videomonitoramento em todas as instituições de ensino instaladas no município.
Combate à dengue
Péricles Régis (Podemos) solicitou esclarecimentos ao Executivo sobre como a Administração Municipal está abordando a proliferação do mosquito da dengue, um problema de saúde pública. Ele ressalta que a legislação criada para enfrentar esse problema exige transparência por parte da Prefeitura, para que a população possa se envolver e agir eficazmente contra o mosquito. O requerimento apresentado pelo vereador questiona se o Executivo está cumprindo a norma e pede informações específicas, tais como o número de pessoas envolvidas no combate à dengue, as ações que estão sendo realizadas nos bairros onde a doença é mais comum e como as multas são aplicadas aos proprietários de imóveis onde são encontrados criadouros do mosquito.
Samu animal
João Donizeti (PSDB), líder do Governo Municipal na Câmara, pediu informações ao prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) e à Secretaria da Saúde (SES) sobre os critérios para o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) animal. Além disso, ele também questiona para onde os bichos são levados depois do resgate e como são tratados; quantos animais são atendidos em média e se há planos de ampliar o projeto.
Vagas para aplicativos
Rodrigo do Treviso (União Brasil) pede à Prefeitura a implantação de vagas de embarque e desembarque no Centro da cidade para carros de aplicativo. O vereador destaca que a adoção de tal medida evitaria multas indesejadas e melhoraria a mobilidade urbana. O requerimento ainda questiona se há algum estudo em andamento sobre a implantação dessas vagas, e caso exista, que explique como será feita. Já se não houver nenhum estudo em andamento, o requerimento pergunta se há possibilidade de a Urbes - Trânsito e Transporte ou a Secretaria de Mobilidade (Semob) realizar um estudo sobre a implantação dessas vagas. (Wilma Antunes)